FMS realizará o “Teste Mãe Catarinense” pela primeira vez em Tubarão
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), informa que dia 25 de março, realizará uma ação para todas as gestantes da rede pública e privada de Tubarão. A partir desta data, o Teste Mãe Catarinense, implementado no Estado de Santa Catarina em 2019, começa a ser feito no município.
A ação acontece na Policlínica, das 8 às 15 horas, sem fechar ao meio dia. O exame será feito na sala onde é acontece o Teste do Pezinho. Após o sábado, o Teste da Mãe Catarinense será realizado normalmente, previamente agendado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
O teste é realizado como rotina de pré-natal e tem por objetivo garantir mais segurança as gestantes, o feto e os recém-nascidos, pois através do exame é possível identificar doenças que afetam o sistema hematológico. Ele pode ser feito em mulheres em qualquer período gestacional, de preferencialmente até o terceiro mês de gravidez.
O exame é um teste de sangue, coletado a partir de gotículas do dedo da mãe (similar ao Teste do Pezinho), que é encaminhado a um laboratório para análises. As doenças que podem ser identificadas são a Doença ou Anemia Falciforme e a Talassemia Major. Estas, podem causar gravidez de risco e levar a gestante a crises de dor, infecções e até mesmo causar parto prematuro nas crianças.
Em caso de resultado positivo no teste, a gestante será devidamente encaminhada para orientações e acompanhamento. As doenças podem ser tratadas, e é importante ressaltar que o acompanhamento não deve ter interrupções. A gestante deve ser avaliada frequentemente pelo médico obstetra durante o pré-natal, além do hematologista e outros profissionais de saúde.
A Policlínica fica na rua Altamiro Guimarães, nº 1109 – Oficinas. Além do teste, todas as vacinas do calendário de gestantes estarão disponíveis para serem realizadas. Elas devem comparecer com carteira de pré-natal, documento de identificação com foto, RG, CPF, Cartão Nacional do Sus e carteirinha de vacina.
Anemia Falciforme
É uma das doenças hereditárias mais comuns do mundo. Se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, onde existe uma substância chamada hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio ao organismo. As pessoas com Doença Falciforme possuem seus glóbulos vermelhos em formatos diferentes dos normais, dificultando a mobilidade nos vasos sanguíneos.
Entre os sintomas mais comuns estão crises de dor, anemia crônica (por toda a vida), cansaço, risco maior de infecções e icterícia (amarelão). Na gestante, a Falciforme pode causar complicações na gravidez e na saúde da mãe. Crises de dor, doenças nos rins e no coração podem surgir ou piorar, além do risco maior de parto prematuro e o bebê nascer com baixo peso. A mulher grávida com Anemia Falciforme, não deve receber suplementação de ferro.
Talassemia Major
Também conhecida como anemia de Cooley, é causada pela transmissão de dois genes defeituosos, um do pai e outro da mãe, provocando uma anemia profunda, além de outras alterações orgânicas, como aumento do baço, atraso no crescimento e problemas ósseos. Os sintomas mais comuns são cansaço e fraqueza, palidez e icterícia (amarelão), abdômen desenvolvido e alterações ósseas.
O Teste Mãe Catarinense foi implementado no Estado em 2019, em uma parceria com a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe). Desde então, os municípios catarinenses passam a implementar o teste na rotina pré-natal das gestantes. Clicando aqui, a gestante acessa o formulário para agendamento do teste, realizado no dia 25 de março.