FMS divulga balanço da cobertura vacinal contra a Covid-19 e alerta sobre o desabastecimento no município
Nesta segunda-feira (9), Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou um balanço geral a respeito da cobertura vacinal contra a Covid-19 e demais doenças neste início de 2023.
Em se tratando da cobertura em crianças e adolescentes, a adesão é baixa. A primeira dose aplicada em crianças de 6 meses até menores de 5 anos contemplou apenas 7,16% de seu público-alvo. A segunda dose, aplicada em bebês da mesma idade, atingiu 3,24% do público.
A primeira dose para crianças de 5 até menores de 12 anos foi aplicada em 64,01 % do público-alvo, enquanto a segunda dose nesta mesma idade, foi aplicada em 42,79 % da população desta faixa. A dose de reforço para crianças até 12 anos chegou a 65,36% da cobertura total.Os adolescentes de 12 até menores de 18 anos também estão com números abaixo do esperado na cobertura vacinal.
A primeira dose aplicada nesta faixa de idade alcançou 101,27% do público-alvo. Mas os bons números param por aí. A segunda foi aplicada em 82,94 % destas pessoas, e a dose de reforço, aplicada em adolescentes de 12 a menores de 17 anos, alcançou apenas 25,01 % das pessoas desta idade.
Nos adultos, a cobertura vacinal da primeira dose alcançou 99 % dos tubaronenses, enquanto a segunda dose chegou a 94,05 % da cobertura. A respeito das doses de reforço, a destinada a pessoas com idade inferior a 60 anos, a cobertura está em 84,63 %. A segunda dose de reforço para este mesmo público está em 51,51 % da cobertura. A segunda dose de reforço, para adultos abaixo dos 25 anos, está com 30 % da cobertura total.
Desabastecimento da Pfizer Baby
A Fundação ainda comunica que o município está em desabastecimento das doses utilizadas em bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias. As doses remanescentes da primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde, no ano passado, foram garantidas aos bebês desta idade para concluir o esquema vacinal com as segundas e terceiras doses.
Vale ressaltar que a segunda dose para os bebês de 6 meses até menores de 3 anos está disponível, e muitos se encontram em situação de atraso. A segunda dose deve ser feita quatro semanas após a primeira dose, e a terceira dose, oito semanas após a segunda.
Para as crianças de 3 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, existem doses da vacina Butantan tanto para primeira, como segunda dose. A partir de 5 anos até 11 anos, 11 meses e 29 dias, há doses disponíveis da Pfizer pediátrica para primeira e segunda dose. A FMS não tem previsão de recebimento de uma nova remessa da Pfizer Baby. O Ministério da Saúde informou na última semana que aguarda um retorno do laboratório sobre o cronograma de disponibilização das vacinas aos municípios.
Vale destacar que a Pfizer Baby vem descongelada da Rede Frio do Estado, e a mesma possui validade de 10 semanas após seu descongelamento. As doses disponíveis em Tubarão devem ser aplicadas até o dia 23 de fevereiro deste ano, e após isso serão descartadas.
Na última semana, o Ministério ampliou a idade da dose de reforço para todas as crianças a partir de 5 anos. Anteriormente, o reforço era aplicado nos adolescentes acima de 12 anos. Apesar da redução da idade, o as doses ainda não foram enviadas aos municípios, inclusive Tubarão.
Onde se vacinar
A vacinação em crianças menores de 12 anos é feita apenas na Sala Central da Policlínica. Para a população acima de 12 anos, as doses são aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com Salas de Vacinas de Tubarão.