Facilita Tubarão registra quase 160 mil atendimentos desde sua criação
Inaugurado em 28 de maio de 2021, com o objetivo de se tornar o símbolo de um novo momento na relação público/população na cidade, o Facilita Tubarão atingiu no final do ano passado 159.323 atendimentos nestes 18 meses de existência.
O órgão tem por finalidade oferecer todos os serviços em um único local, com fácil acesso, de forma consistente e padronizada, consolidando o compromisso da gestão pública com o cidadão.
Cidadão este que tem que sentir-se integrado à Gestão Pública, criando laços de pertencimento. Desta forma, o usuário da estrutura deve sair da Central de Atendimento com a sua solicitação atendida ou encaminhada, não podendo deixar o espaço sem receber orientação ou alternativa de atendimento para sua demanda. “Com certeza estamos reformulando o conceito dos serviços públicos, onde a Gestão Pública Municipal deve ser motivo de orgulho para o Cidadão”, afirma o secretário de Fazenda Raphael Bianchini.
Nos 18 meses de atendimento, o Facilita Tubarão registrou um aumento considerável da produtividade, dos encaminhamentos e respostas à comunidade, dentro dos quase 160 mil atendimentos prestados, onde somente cinco processos encontram-se atualmente pendentes de distribuição.
Destes atendimentos, 123.354 foram realizados de forma presencial; 31.891 através de contato telefônico; e 4.078 por intermédio da internet, seja no site, no aplicativo ou por e-mail.
Em termos de serviços que apresentaram maior demanda neste período, destaque para a Secretaria de Fazenda, com 50.043; a Celesc, com 20.345; a Agência Regional do Trabalho, com 14.499; o SINE, 11.621 atendimentos; o Procon, com 8.242; a Secretaria de Urbanismo, com 7.343; a Fundação Municipal de Saúde, com 4.031; e a Junta Militar, que realizou 3.803 atendimentos.
Em relação ao tempo de espera médio enfrentado pelo usuário, foi registrada a marca de 14’04”, dentro de uma meta estabelecida no projeto de 20 minutos. Sobre o tempo médio gasto pelo atendimento, foi registrado o patamar de 32’10”, com a ressalva, neste caso, de que alguns serviços possuem natureza mais complexa, o que exige mais tempo de atendimento por consequência, onde podemos citar o Procon, o Seguro-Desemprego e encaminhamentos realizados pelo SINE, por exemplo.
Ainda como ilustração do aumento do volume de atendimentos no Facilita Tubarão, ao comparar-se o mês de novembro de 2021, quando foram realizados 4.785, e o de 2022, com 7.928, verifica-se um acréscimo na ordem de 65,6% em um ano.
E neste campo do crescimento do número de atendimentos, chamam a atenção os registros já realizados neste início de ano, nos dias 9, 10 e 11 de janeiro. A saber, no dia 9, o total de atendimentos realizados foi de 803, no dia 10 de 817 e no dia 11 foram realizados 777. Estes números apontam um aumento de 479,60%, 485,59% e 460,59% respectivamente, sempre em relação ao número normalmente registrado até então, que girava na casa dos 500 a 600 atendimentos diários. (ver gráficos)
Futuro, buscar novos serviços e parceiros
Os serviços hoje disponibilizados na carta do município possui 632 itens. Para 2023 a meta é aumentar este oferecimento em 20%. Para isso, já estão em andamento as tratativas com a Polícia Federal, para a emissão de passaportes, e encontra-se em fase de avaliação o fluxo dos encaminhamentos referentes a Tubarão Saneamento.
Da mesma forma, já se estuda, também, a forma adequada de se realizar os atendimentos referentes às negativas de medicamentos de alta complexidade entre o Município e o Estado. Ainda, outro serviço cujo atendimento encontra-se em fase de aprimoramento e disponibilização se refere à administração dos cemitérios municipais, anteriormente a cargo da extinta COMDETU.
Reconhecimento dos serviços públicos
Fato que mostra que o Facilita Tubarão se tornou uma ferramenta fundamental à população da cidade se revela através das pesquisas de satisfação realizadas, que apontam:
Avaliação do Facilita Tubarão pelo contribuinte:
Bem atendido
Sim = 96,9% Não = (0) Parcialmente = 1,9% Sem resp. = 1,2%
Isto, dentro de um universo onde, segundo pesquisa da CNI, a população brasileira está insatisfeita com a aplicação do dinheiro dos tributos, com 90% dos entrevistados dizendo que a qualidade dos serviços públicos deveria ser melhor, considerando o valor dos impostos. Ainda, que o serviço com a pior avaliação é o atendimento em geral (balcão) nos órgão públicos, assim como os setores da saúde, da educação, da segurança e da infraestrutura. Desta forma, as respostas e os números alcançados pelo Facilita destoam desta impressão, o que mostra a excelência do trabalho realizado na estrutura.
A pesquisa aponta, ainda, satisfação do usuário quanto às instalações do órgão, como se observa a seguir:
Adequação da infraestrutura ao atendimento
Sim = (155) 96,2% Não = (0) Parcialmente = (2) 1,3% Sem resp. = (4) 2,5%
O prefeito Joares Ponticelli reconhece o extraordinário trabalho realizado pelo secretário Raphael Bianchini, destacando também o resultado do Programa Tubarão Primeiro Emprego – jovem aprendiz. “o Programa é fantástico, pois visa essencialmente a integração de adolescentes e jovens aprendizes no mercado de trabalho com a finalidade de promover o desenvolvimento das competências básicas e necessárias para o trabalho, desenvolvendo os potenciais compatíveis com as novas exigências tecnológicas, organizacionais, culturais, éticas e estéticas do trabalho, especialmente as requeridas para a inserção e permanência em atividades produtivas”, conclui o prefeito.
O Facilita Tubarão localiza-se na Rua Teresa Cristina, nº 236, no bairro de Oficinas, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia. O telefone central é o (48) 3621-9800 e, para acessar os serviços oferecidos pela internet, clique aqui.