Estudantes, pais e professores de escolas municipais escolhem novos diretores em eleição
Estudantes, pais e professores das escolas da rede municipal de Ensino de Tubarão participaram nesta quarta-feira (29), da eleição direta para escolha dos novos diretores de cada unidade. A votação iniciou às 7h30 e encerra às 18h30, quando as urnas serão levadas para a Fundação Municipal de Educação para a contagem dos votos.
Ao longo da tarde desta quarta-feira (29), a Comissão Eleitoral divulgou uma nota contestando a informação do cancelamento da votação na escola João Paulo I (CAIC). A comunidade escolar daquela unidade poderá exercer seus direitos, já que o processo transcorre normalmente.
Durante todo o dia, a diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação (FME) Anete Dacorrégio Volpato Wilbert, integrantes da Comissão Eleitoral e demais assessores da FME percorreram as escolas para acompanhar o ambiente de votação.“É muito gratificante ver as crianças mais novas, como turmas do quarto ano do ensino básico, participando de um pleito, pois estão exercendo a democracia desde cedo. Estamos indo nas escolas para ver de perto a movimentação e a eleição está transcorrendo de forma bem tranquila”, destaca Anete.
Na EMEB Arino Bressan, no Monte Castelo, a estudante do 4º ano Débora Nazário Bepler, de 10 anos, ficou feliz de, pela primeira vez, participar de um ato tão importante. “Foi muito legal, fiquei um pouco nervosa, mas deu tudo certo. É importante votar”, ressaltou Débora, primeira da fila entre os colegas e que demorou poucos segundos para assinalar a opção desejada e depositar a cédula na urna destinada aos estudantes.
Professores também compareceram às urnas. “Achei tudo muito rápido e organizado”, contou a professora Rosângela Martins, que desde o início do ano leciona na rede municipal e votou na escola Arino Bressan.
A eleição
Podem votar todos os profissionais da unidade escolar, que estiverem em exercício na unidade e os licenciados a ela vinculados, bem como o presidente da APP, estudantes do 4º ano ao 9º ano e um responsável legal da criança e ou do estudante regularmente matriculados na unidade.
Apenas duas unidades escolares: a EMEB Sombrio e o CEI Feliciana Corrêa da Silva não apresentaram candidatos interessados em participar do processo eleitoral. Nesse caso, os gestores serão indicados pela Fundação Municipal de Educação. Já no CEI Balão Mágico e nas escolas Manoel Rufino Francisco e João Paulo I (CAIC) dois candidatos disputam uma vaga de gestor.
A urnas para votação em papel foram disponibilizadas pela Justiça Eleitoral.
Os gestores eleitos cumprirão mandato no triênio 2024-2026. A última eleição realizada pela Fundação Municipal de Educação (FME) aconteceu em dezembro de 2019.
Orientações
– O eleitor deverá identificar-se por meio de documento de identificação civil com foto.
– O estudante que votar, no seu turno de aula, será conduzido até o local da votação com sua turma e professor, sendo dispensada a apresentação de documento de identificação com foto. Se este optar em votar em momento diferente de seu turno de aula, deverá apresentar documento oficial com foto.
– Quando pai e mãe comparecerem para exercer seu direito de voto simultaneamente, é importante salientar que a mãe terá preferência na emissão do voto único; assim, se o pai votar primeiro, a mãe não terá a oportunidade de votar na mesma eleição, a fim de evitar a duplicação de votos e assegurar um processo eleitoral justo e eficiente.
– O pai ou mãe ou responsável legal que tiver mais de um filho em uma unidade escolar, terá direito a um único voto nesta unidade e tendo filhos matriculados em escolas diversas terá direito a um voto para cada escola.