Espetáculo “Ir e Vir: Cidadão Vigilante” será apresentado nesta quarta-feira, em Tubarão

O Teatro da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva vai ser palco, nesta quarta-feira (19), da peça “Ir e Vir: Cidadão Vigilante”. O espetáculo será apresentado em duas sessões: às 9h30 e 14h30 e é direcionado, especialmente, aos alunos das escolas públicas municipais, mas é aberto, também, a outras escolas e comunidade em geral.

Voltado para crianças entre 6 e 12 anos, a peça “Ir e Vir: Cidadão Vigilante”, é uma iniciativa da Companhia de Teatro Parafernália, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio do Instituto CCR.

Com acesso gratuito e classificação livre, o espetáculo será apresentado em Tubarão, com o apoio da Fundação Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Educação.

O espetáculo tem o objetivo de conscientizar o público infantojuvenil sobre a importância da Mobilidade Urbana e da Sustentabilidade. A peça vai percorrer municípios no sul catarinense, com apresentações em escolas e teatros. “A peça tem duração de 40 minutos e busca, por meio de uma linguagem simples, se aproximar do universo das crianças. Elas vão aprender enquanto brincam com os personagens”, explica o coordenador do projeto Caminhos em Cena, João Paulo Vital.

A história

O espetáculo conta a história de Gael (interpretado por Ed Duran), Valentina (Sandra Régis) e Lucas (Gleyre Zanini) que partem em uma aventura em busca de respostas sobre como as crianças podem contribuir na segurança do trânsito. Com a ajuda de Irevinda (Dani Loreto), Senhor Semáforo e Coninho, eles exploram o mundo virtual do jogo Ir e Vir em busca de um prêmio especial. A peça destaca temas de cidadania e segurança de forma divertida para o público.

“Ir e Vir: Cidadão Vigilante” faz parte do projeto Caminhos em Cena, de autoria de Almir Pugina e direção de Alexandre Souzah. “Convidamos os pais e responsáveis a levarem as crianças e adolescentes ao teatro. A arte, a cultura e a educação são verdadeiros agentes transformadores e todos que assistirem ao espetáculo com certeza se tornarão cidadãos mais conscientes e vigilantes”, destaca a atriz, gestora cultural e coordenadora executiva da Cia. de Teatro Parafernália, Andréia Nunes.

Também serão distribuídas mais de 30 mil cartilhas educativas contendo jogos, brincadeiras e informações sobre Educação no Trânsito, Inclusão Social e Mobilidade Urbana, além de um adesivo. O projeto Caminhos em Cena atende os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) quatro e 11 que estabelecem uma Educação de Qualidade e Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Nacional

O Instituto CCR apresenta um espetáculo que visa conscientizar o público infantojuvenil sobre a relevância dos temas de Mobilidade Urbana e da Sustentabilidade. Com 200 apresentações previstas nas cidades onde o Grupo CCR atua, a peça percorrerá 87 cidades, em cinco estados do Brasil, atingindo aproximadamente 30 mil participantes.

Sobre o Instituto CCR | Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs. Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação, Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 18 milhões de pessoas. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

Com informações e fotos:

Assessoria de Comunicação da CCR ViaCosteira