Entidades apresentam pauta de reivindicações sobre prevenção de cheias
Uma comissão formada por representantes da Associação Empresarial de Tubarão (ACIT), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Observatório Social do Brasil, Paróquia Nossa Senhora da Piedade e Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, do Complexo Laguna e Bacias Contíguas, apresentou um ofício com reivindicações ao prefeito em exercício Gelson Bento. A entrega da pauta ocorreu durante um encontro no Paço Municipal.
O ofício entregue ao prefeito interino apresenta uma quatro sugestões, todas relacionadas a ações preventivas para impedir enchentes ou alagamentos: apresentação de um mapa hidrogeotécnico indicando áreas suscetíveis a perigo/risco; elaboração de um mapa com cotas-enchente e carta-enchente; estudo ambiental para definir ações que busquem prevenir as margens do Rio Tubarão; e criação de estrutura de serviço meteorológico, com sistema de avisos e alertas e redes de estações de monitoramento das condições meteorológicas e hidrológicas e contratação de pessoal com qualificação técnica adequada, com fundamental instalação de estações para compor o sistema de alerta.
Tais sugestões, segundo o ofício, seriam para estruturar adequadamente a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil. O prefeito Gelson Bento agradeceu a pauta de sugestões que, segundo ele são pertinentes, e se comprometeu a realizar os encaminhamentos que possam viabilizar a execução de cada uma delas.
Também foi solicitado ao município o apoio junto ao Governo do Estado para o desassoreamento do Rio Tubarão, pauta que voltou a ganhar força nos últimos anos.