Educação inclusiva é tema de Roda de Conversa Informativa

Gestoras da rede municipal de ensino de Tubarão dos Centro de Educação Infantil (CEI) e Ensino Fundamental participaram na sexta-feira (17), de uma Roda de Conversa Informativa, que teve como propósito instruir e instrumentalizar quanto às legislações vigentes sobre a Educação Inclusiva.

O trabalho conduzido pela professora mestranda da UDESC, Silvana A. Nogueira e pela professora Edinilce Pedroso Rodrigues, ambas do quadro efetivo da Fundação Municipal de Educação, com habilitação em Educação Especial Inclusiva, tratou também da proposta de efetivação do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que todo estudante com deficiência tem direito.

Segundo a professora Silvana, o PDI é um instrumento construído com a intencionalidade de traçar uma trajetória a ser percorrida pelo educador em benefício do estudante. “Esta construção envolve todos os atores da escola, gestores, professores, profissionais de apoio e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), como parte profissional especializada nesta construção. Com a implantação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, precisamos garantir todas as prerrogativas legais”, salienta.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência é a denominação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei Nacional nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Esta lei em vigor no Brasil garante os direitos das pessoas com deficiência e impõe as penalidades a quem infringir a lei. “Portanto, ao longo de três encontros, esperamos contribuir com a compreensão para a elaboração do PDI, que será disponibilizado aos pais por meio do sistema virtual EDUCAWEB”, adianta Silvana.

Nesta semana, o trabalho acontecerá com os professores dos anos iniciais.

A rede municipal de ensino de Tubarão atende cerca de 100 crianças com algum tipo de deficiência e 75 profissionais de apoio escolar atuam nas unidades de ensino do município.