Ecossistema de Educação Financeira e Fiscal

Formado por quatro componentes – Plataforma, Game, Campanha de Comunicação e Rede de Formação de professores – o Ecossistema de Educação Financeira resultou em ações para o biênio 2017-2018, com o envolvimento de uma nova visão tecnológica. O Ecossistema tem por objetivo ampliar a disseminação e adesão ao tema por diferentes públicos (estudantes, professores, gestores da educação, Organizações Não Governamentais e demais interessados) em escala nunca alcançada anteriormente no Brasil, possibilitando uso dos recursos mais inovadores de tecnologia.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O PLANO DE AÇÃO 2017-2018 COMPLETO

O Plano de Ação é um documento que apresenta as principais ações propostas para o biênio 2017-2018, aprovadas pelo Comitê Nacional de Educação Financeira – CONEF.

Três desses componentes são desenvolvidos em parceria com a TV Escola, responsável pelos programas de televisão pública do Ministério da Educação. Utilizando diferentes plataformas de tecnologia a fim de dar à educação financeira a escola necessária para alcançar milhões de brasileiros. São elas:

CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO

O projeto com três produtos: série web “R $ 100 Neuras”, voltada para o público adolescente; série documental “Sua Escola, Nossa Escola”, que mostra experiências reais em sala de aula com projetos de educação financeira; e “Salto para o futuro”, com os apresentadores Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, um programa de entrevistas.

GAME

Consiste na elaboração de uma tecnologia educacional inovadora em educação financeira através de um jogo educativo com potencial de disseminar conceitos teóricos através de linguagem lúdica e jovem, com uma versão multiplataforma. O jogo também envolve atividades para os jogadores tomarem decisões que envolvem planejamento, investimento, consumo consciente, visão de longo prazo, etc.

PLATAFORMA VIDA E DINHEIRO

A reformulação da plataforma pretendia torná-la referência nacional em educação financeira contendo: conteúdo qualificado, ambiente para professores, cursos de treinamento online, biblioteca virtual e outros. Enfim, um ambiente de referência para conteúdo de educação financeira moderno, atraente e amigável, com acesso disponível a partir de qualquer dispositivo móvel (telefones celulares, tablets e outros). Algumas características da plataforma:

  • Informações sobre a Rede de Formação acadêmica em educação financeira;
  • Conteúdos exclusivos para download, como os livros de educação financeira para escolas de ensino fundamental e médio (professor e aluno);
  • Série de 13 episódios com youtuber;
  • Acesso ao conteúdo completo de ações e iniciativas de entidades governamentais e da sociedade civil que integravam o antigo CONEF, contendo ferramentas, aplicativos, tabelas, dicas sobre assuntos como: poupança, investimento, crédito, seguros, planejamento, direitos e deveres, pensão e consumo;
  • Material didático e de uso do público adulto, visando atingir os aposentados com renda até dois salários mínimos e mulheres beneficiárias do programa Família.

REDE DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

O quarto componente é a Rede de Educação Financeira, a constituição de polos que apoiam ações de formação acadêmica em educação financeira, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de todo o ecossistema. Cada polo requer o estabelecimento de parcerias com universidades e institutos federais de ensino superior, secretarias de educação estaduais e municipais, e fundações de apoio à pesquisa, com o objetivo de desenvolver um curso que atenda às demandas regionais, além de possibilitar a progressão na carreira e a certificação.