Dose de reforço da vacina bivalente está disponível para todos acima de 18 anos

Seguindo as liberações do Ministério da Saúde, o município de Tubarão informa através da Fundação Municipal de Saúde (FMS) que a vacinação da dose bivalente, que protege contra a variante ômicron da Covid-19, está liberada a para todos os cidadãos acima de 18 anos na cidade a partir desta terça-feira (25).

Até o momento, os grupos prioritários, idosos a partir de 60 anos, gestantes e puérperas, profissionais da área da saúde, público de imunossuprimidos a partir de 12 anos e pessoas com comorbidades podiam receber a aplicação pois a ampliação dos públicos acontece de forma escalonada.

A aplicação do imunizante será realizada na Policlínica, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, com distribuição de senhas até as 18h30, além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com salas de vacina, durante o período da manhã.

Dia D de vacinação

Além da bivalente, a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) acontece em Tubarão. Devido a baixa procura pelo imunizante, a FMS promove neste sábado (29) o Dia D de vacinação. A vacina da gripe será distribuída em todos as UBS da cidade, incluindo as com e sem salas de vacina.

O horário de funcionamento será das 8 às 17 horas, e a vacina pode ser aplicada em todas as pessoas que compõe o grupo prioritário. Em Tubarão 53.123 pessoas fazem parte do chamado público-alvo.

Além da influenza, a bivalente também será distribuída em todas as unidades de Tubarão. Esta ação será tomada apenas no Dia D, após a data a vacinação volta apenas para as UBS com salas de vacina. Vale ressaltar que para as vacinações feitas onde não há salas de vacina é obrigatório a apresentação da carteirinha de vacinação do Covid-19, pois as funcionárias não possuem acesso ao sistema nestas unidades.

Importante alertar também que se tratam de duas vacinas diferentes, mas ambas podem ser tomadas simultaneamente.

Confira quem pode receber a vacina contra a influenza (gripe):

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
Trabalhadores da saúde;
Gestantes e puérperas;
Professores do ensino básico e superior;
Povos indígenas (aldeados, residem em terras e agrupamentos não homologados e indígenas vivendo fora de terras indígenas);
Idosos com 60 anos ou mais;
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
População privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.