Dose de reforço Bivalente é ampliada para gestantes e puérperas
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) comunica que, a partir desta quinta-feira (16), a dose de reforço Bivalente, que protege contra a variante ômicron da Covid-19, estará disponível para ser aplicada em gestantes e puérperas (mulher em período pós-parto).
A Policlínica Central segue com a distribuição do imunizante, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, com retirada de senhas até as 18h30. Além da Policlínica, a aplicação da vacina também é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com salas de vacina durante o período da manhã (clique aqui).
Vale o destaque, de que a vacinação em Tubarão acontece de forma escalonada, e conforme o envio de novas doses, mais públicos serão contemplados com o imunizante. Até o momento, a vacina é aplicada em idosos acima de 60 anos e o público de imunossuprimidos a partir de 12 anos. A FMS também distribuiu doses nas Instituições de Longa Permanência (ILPs), para idosos de mesma idade.
A dose Bivalente se trata de uma dose de reforço, portanto, o esquema primário (1ª e 2ª dose) devem estar completos, e o tempo de quatro meses de intervalo entre cada aplicação deve ser respeitado. Em caso do paciente ser do grupo de imunossuprimidos, deve confirmar a patologia mediante atestado médico ou exame laboratorial.
Até o momento, a procura pelo imunizante está abaixo do esperado no município, e apenas 8% da cobertura vacinal nos públicos-alvo foram (completados). Neste dia 15 de março, completam-se três anos do primeiro caso de Covid-19 na região. Vacine-se e não deixe que o vírus complete mais aniversários.