Diretor-presidente da FMS comenta sobre o fim da emergência de Covid-19

A Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o fim da emergência global da Covid-19 nesta sexta-feira (5). Vale destacar que o mesmo não sendo mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), o vírus da Covid-19 não perdeu o status de pandemia, situação similar ao vírus HIV.

A pandemia iniciada há mais de três anos matou mais de sete milhões de pessoas no mundo, e o avanço alcançado de forma oficial nesta sexta deve-se as vacinações, segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Daisson Trevissol. “Já era esperado que aconteceria em algum momento. Devemos seguir adiante, mas sempre alertas e deixando claro que o avanço se deve às vacinações”, destaca.

Ele ainda reitera a importância da vacinação contra o vírus: “As pessoas não podem parar de se vacinar achando que nada mais pode acontecer. Se não mantiver as imunizações em dia, o vírus pode voltar com força”, concluiu.

Novo horário de atendimento da policlínica

A partir do dia 15 de maio a policlínica que funciona no Centro de Referência em Saúde da Margem Direita, em Oficinas, vai prestar atendimentos clínicos e de pequenas urgências no horário das 16 às 22 horas. A mudança se deve ao encerramento da situação de emergência da Pandemia de Covid-19, que exigiu a contratação de uma equipe médica terceirizada.

As imunizações da dose de reforço bivalente, da gripe, bem como todas as outras vacinas disponibilizadas na policlínica, seguem o horário das 8 às 19 horas com retirada de senha até as 18h30.

Confira abaixo o boletim atualizado dos casos de Covid-19 em Tubarão.