Destaque Tubaronense: Atleta de 11 anos é campeão brasileiro de jiu-jitsu
O jovem tubaronense Luiz Otávio Di Pietro Oliveira, de 11 anos, conquistou no último fim de semana um grande título representando a Cidade Azul a nível nacional. Ele foi campeão brasileiro de jiu-jitsu na categoria kids, no torneio realizado em Barueri (SP).
Em dois anos de esporte, o jovem acumula 23 participações em campeonatos estaduais e regionais, onde já conquistou 19 medalhas de ouro e outras quatro de prata. Luiz iniciou no esporte em março de 2021, por inspiração do pai, Nicholas Gomes. “Eu treinava há mais de um ano antes de iniciar a pandemia. Ele gostava de ir assistir aos treinos. Durante a pandemia, fiquei sem treinar e quando retornei em 2021, ele e a Laura (irmã) iniciaram no esporte também”, destacou Nicholas, o pai e praticante da modalidade.
O pai ressalta ainda que Luiz sempre foi uma criança muito ativa. Ao procurar um especialista, o jovem foi diagnosticado Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). “O jiu-jitsu auxilia muito ele nesse quesito, pois é através do esporte que ele gasta suas energias, além de auxiliar na educação, respeito, paciência e dedicação”, complementa Nicholas.
Sempre apoiado pelo pai, Luiz Otávio tem muitas expectativas sobre o futuro. Ele pretende seguir representando Tubarão em outras competições, como os Joguinhos e os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Dentre os sonhos, destacam-se o de se tornar um faixa preta na modalidade, ser campeão mundial da categoria. Outro sonho do garoto, é dar aulas ao lado de seu mestre, o professor Franklin de Souza Mathias. Orgulhoso, o pai Nicholas aposta as fichas no talento dos irmãos Luiz e Laura, para seguir representando o município no esporte nacional.