Coordenadoria de Defesa Civil discute cinco pautas junto ao órgão Estadual

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Tubarão, representada pelo Gestor Coordenador Diego Goulart e pelo Diretor de Planejamento Ramon de Faveri, estiveram presentes na sede da Defesa Civil do Governo do Estado, em Florianópolis, para debater cinco pautas que envolvem o município de Tubarão.

Na ocasião, além dos gestores municipais, estiveram presentes o secretário da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, Coronel Luiz Armando Schroeder Reis, o secretário-adjunto Coronel Flávio Graff, o secretário de Agricultura e Interior de Tubarão, Jairo Sampaio e o Deputado Estadual Pepê Collaço.

Eles estiveram reunidos para discutir sobre cinco assuntos que envolvem a distribuição de recursos para Tubarão. O primeiro pedido envolve a aquisição de um novo automóvel para ser utilizado nas atividades da coordenadoria. A aprovação inicial foi dada, mas não há um prazo para definição e entrega do mesmo.

Um segundo assunto tratado, foi no que se refere as bombas elevatórias nas margens do Rio Tubarão, cujo objetivo é minimizar os efeitos de alagamentos e inundações decorrentes de fortes chuvas que podem atingir a região. Desde o início do atual governo do Estado, diversas portarias foram revogadas, e o repasse e andamento das obras é discutido. Outro tema da reunião, foi a respeito do restante do repasse do enrocamento do Rio Tubarão. Até o momento, o último trecho trabalhado foi na Margem Esquerda na altura do Centro, na Av. Getúlio Vargas (em frente ao Angeloni).

Um dos principais tópicos abordados foi um pedido de apoio financeiro a um programa de monitoramento meteorológico na região dos afluentes do Rio Tubarão. O objetivo do programa é realizar um mapeamento nas cidades que delimitam a Bacia Hidrográfica do rio, como por exemplo, São Ludgero, Braço do Norte, Orleans, Lauro Müller e Armazém. Com isso, será possível ter uma dimensão antecipada do quanto a chuva nesses locais específicos pode aumentar o volume do rio e consequentemente impactar a cidade de Tubarão.

Por fim, a última pauta debatida foi a respeito do valor de R$ 5 milhões para construção de 49 casas populares, provenientes do programa “SC Mais Moradia”. A Secretaria da Fazenda do estado, a Secretaria da Defesa Civil, a Secretaria de Assistência Social realizam um compilado de informações e fazendo levantamentos dos municípios dos quais foram prometidas estas casas. Além de Tubarão, outros municípios também estão na lista de promessa do beneficiamento do programa. A demanda é estudada para poder viabilizar os recursos da construção das casas em Tubarão e outras cidades de Santa Catarina.

Divulgação/PMT