Comunidade escolar elegerá gestores de 43 escolas municipais
Pais, alunos e professores terão, neste ano, a oportunidade de validarem os Planos de Gestão Escolar dos candidatos a diretor de 43 unidades escolares da rede municipal de ensino, tanto da educação infantil quanto das escolas básicas de ensino fundamental.
Apenas duas unidades escolares: a EMEB Sombrio e o CEI Feliciana Corrêa da Silva não apresentaram candidatos interessados em participar do processo eleitoral. Já no CEI Balão Mágico e nas escolas Manoel Rufino Francisco e João Paulo I (CAIC) dois candidatos disputam uma vaga de gestor.
Durante o processo, os candidatos participaram de diversas etapas para obter a habilitação e participar da votação. Uma das etapas mais importantes do processo eleitoral, foi a apresentação do Plano de Gestão Escolar, documento que contém as propostas de atuação do candidato, diagnósticos, metas e métodos que evidenciem o compromisso com o acesso, permanência e êxito na aprendizagem e com as boas atitudes dos estudantes.
No final de outubro e começo de novembro, o Plano de Gestão Escolar foi apresentado à banca avaliadora que validou os 43 planos. Nesta semana, na segunda-feira (20) e terça-feira (21), os candidatos reuniram a comunidade para detalhar o plano que vai reger sua gestão escolar.
A votação acontece no dia 29 de novembro, das 7h30 às 18h30, na sede das unidades que tiveram proponentes validados. Podem votar todos os profissionais da unidade escolar, que estiverem em exercício na unidade e os licenciados a ela vinculados, bem como o presidente da APP, estudantes do 4º ano ao 9º ano e um responsável legal da criança e ou do estudante regularmente matriculados na unidade.
Os gestores eleitos cumprirão mandato no triênio 2024-2026. A última eleição realizada pela Fundação Municipal de Educação (FME) aconteceu em dezembro de 2019.