Batizado de Capoeira é realizado na Praça Pery Camisão
Em uma colaboração entre a Fundação Municipal de Cultura, o Museu Ferroviário de Tubarão, a Ferrovia Tereza Cristina e a Vereadora Luciane Tokarski, ocorreu no último sábado (5), na Praça Pery Camisão o evento “Brincando Capoeira: 1º Batizado de Capoeira” – Um momento muito importante na capoeira, que é quando os novos capoeiristas participam pela primeira vez da roda de capoeira
O evento, promovido pela Escola Municipal de Ensino Básico Faustina da Luz Patrício, teve a participação de Mestres de Capoeira da região e do Rio Grande do Sul, acompanhado de praticantes de grupos locais, com a presença de 31 estudantes e familiares, a cerimônia de graduação foi o ponto alto do evento.
O mestre Frank Ribeiro conduziu a bateria, enquanto o mestre Agostinho Francisco da Silva Higino, responsável por orientar a prática de capoeira com os estudantes na escola, conduziu a cerimônia de graduação.
Segundo Carlos Zamparetti, diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, o evento teve como objetivo valorizar a prática da capoeira no ambiente escolar, a integração de capoeiristas de toda a região e também a integração social entre capoeiristas, comunidade escolar e a população local, e assim resultando em um belo espetáculo aos que participaram e assistiram.
A capoeira, é uma expressão artística reconhecida como patrimônio cultural nacional, carrega em nos valores fundamentais a essência da cultura brasileira. Ao promover e valorizar a prática no ambiente escolar com estudantes de realidades complexas e socialmente frágeis, oportuniza-se o fortalecimento de identidades, o reconhecimento da realidade e a promoção de ações de mudança no cotidiano de crianças e adolescentes participantes.
A expectativa é que em 2024, o evento seja maior, com troca de cordões de graduação, o que incentiva ainda mais a dedicação das crianças e a participação das famílias.