Atendimento na Farmácia Básica Central atinge níveis elevados
A Farmácia Básica Central, localizada no Centro de Referência em Saúde da Margem Direita, e que tem o objetivo de organizar o funcionamento e a distribuição de medicamentos na Estratégia Saúde da Família, registrou em 2022 números recordes em atendimento à população, o que, infelizmente, não é um dado que mereça uma comemoração plena, afinal.
Isto porque o ideal é que o paciente retire as medicações junto à Unidade Básica de Saúde de seu bairro, o que deixaria a Farmácia Básica menos “concorrida”, por assim dizer, situação que favorecia o atendimento dos casos realmente de responsabilidade da estrutura.
Isso se evidencia quando analisamos os números divulgados pela Farmácia Básica sobre os atendimentos realizados em 2022. Senão vejamos: o número de atendimentos atingiu 565.036 no ano passado. Destes, 328.461 foram na farmácia em si, com 37.314 na Farmácia Componente Especializado e 5.553 na Farmácia Judicial. Foram emitidos 486 pareceres técnicos. Completam a soma os atendimentos realizados pelo CAPS II (3.2501), pelo CAPS AD (2.830), pelo CAES (15.070), pelo Posto Farmacêutico (33.686), pelo SAMU (1.263) e, aqui, o número que chama mais a atenção e é nosso foco, os atendimentos nas Unidades de Saúde, um total de 134.754.
Como se percebe, a procura pela Farmácia Básica Central se sobrepõe a pelos postos de saúde, que, para a principal demanda da Farmácia Básica, a entrega de medicamentos, tem o mesmo objetivo, ou seja, o paciente não precisa se deslocar até o Centro de Referência MD para adquirir sua medicação, pois ela está disponível no posto próximo à sua casa.
Obviamente, podem ocorrer situações em que determinada medicação não encontra-se disponível no posto do bairro quando você precisa. Neste caso, você deve relatar o fato diretamente à Ouvidoria da prefeitura, seja através da internet (clique aqui), por telefone – (48) 3621-9051 – do e-mail ouvidoria@tubarao.sc.gov.br ou de forma presencial, no Facilita Tubarão, localizado na Rua Tereza Cristina, 236, em Oficinas, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas.
Com este procedimento, a central de distribuição da Farmácia Básica Central será notificada da falha e prontamente irá corrigi-la, de modo que o inconveniente não se repita.
Desta forma, você estará participando e auxiliando a Farmácia Básica a melhor atender a você próprio e aos outros usuários, com a diminuição das filas e da alta demanda que, infelizmente, prosseguem nestes primeiros meses de 2023, quando, por exemplo, somente em março, foram realizados 13.834 atendimentos na Farmácia Básica; nos primeiros 20 dias de abril, já são 8.715; somente entre os dias 10 e 15 deste mês foram 3.771 os atendimentos, sendo o dia 13 o pior deles, com 808.
Você, usuário da Farmácia Básica, sabe o transtorno que estes números causam , não é mesmo? Portanto, colabore, e, se a sua demanda for a busca por uma medicação, procure no posto do seu bairro, onde você poderá ser atendido sem tumulto, de forma tranquila, desde sua acolhida, passando pela consulta e a entrega do medicamento. Se todos colaborarem, todos sairão ganhando, você próprio, pois será melhor e mais rapidamente atendido, e a Farmácia Básica Central, que poderá atender melhor aquelas situações que somente ela pode resolver, de modo a cumprir melhor com seus objetivos.