Agentes comunitários de saúde concluem o curso técnico do programa “Saúde com Agente”
Cinco turmas de 66 agentes comunitários de Saúde receberão nesta sexta-feira (24) os certificados do curso técnico do programa Saúde com Agente. O ato de formatura será nesta sexta-feira (24) às 14h no auditório da Faculdade Senac.
No total, mais de 120 agentes comunitários participaram do curso. A iniciativa nasceu com o objetivo de fortalecer a política de atenção primária, resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Conasems. A medida tem como resultado melhores indicadores de saúde e resolutividade dos serviços de atenção primária, além de reforçar um olhar apurado dos agentes sobre as informações coletadas nos territórios e a melhor orientação a ser prestada aos usuários. Dividido em 26 disciplinas e 40 teleaulas gravadas, o curso também conta com quatro mil páginas de conteúdo técnico elaborado para as aulas interativas.
“Além de melhorar e aprimorar todas as suas funções, esse profissional a partir de agora vai poder aferir uma pressão arterial, vai poder avaliar uma oximetria de pulso, verificar os sinais vitais. Então nós teremos um novo profissional na atenção básica de Saúde”, destaca a enfermeira da Fundação Municipal de Saúde Chaiana Esmeraldino Mendes Marcon.
Na prática, como profissionais de Saúde, os agentes passam a ter o direito de acumulação de cargos públicos, assegurado pelo art. 37 da Constituição Federal apenas para os profissionais da Educação e da Saúde. Cada agente hoje em atividade no país tem seu salário pago, integralmente, com recursos transferidos pelo Governo Federal – em 2022, foram empenhados R$ 7,8 bilhões. Para 2023, está prevista a destinação de R$ 9,9 bilhões (o que representa um aumento de 27%) para o fortalecimento do trabalho de atenção básica à saúde, segundo o Ministério da Saúde.