Academia Tubaronense de Letras (Acatul) completa 23 anos de fundação

Nesta terça-feira (29),a Academia Tubaronense de Letras (Acatul) comemora, às 19h30, no Museu Willy Zumblick, o seu 23º aniversário de fundação. Durante as festividades será lançada a 10ª coletânea intitulada “Olhares em Versos e Prosa”.

Conforme a presidente Marilene Lapolli, “desde a sua fundação a Acatul vem colocando como prioridade integrar-se à comunidade tubaronense e regional no que se refere à cultura e à arte, em suas múltiplas faces.” Marilene destaca, ainda, o empenho dos escritores membros em buscar espaços de parcerias junto às instituições educacionais e de naturezas diversas, com ênfase para as escolas.

Atualmente, a Acatul desenvolve inúmeras atividades literárias na cidade e na região. Algumas das iniciativas são o chá com poesia, cafés e saraus literários, participação em feiras do livro, concursos literários e contação de história com seus escritores de literatura lnfantil nas escolas do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Além dessas atividades, durante o primeiro semestre de 2023 a Acatul realizou dois projetos literários com alunos do nono ano da EMEB Santo André e EMEB Dom Anselmo Pietrulla, em Capivari de Baixo: “Ler para Melhor Escrever-Conhecendo a Literatura através dos Escritores Regionais”, com o tema “O Amor gera respeito e Inclusão” e “Acolhendo o Imigrante com a Literatura Brasileira”.

Sobre a Acatul

Fundada em 29 de agosto de 2000, a Academia Tubaronense de Letras é uma sociedade cultural civil sem fins lucrativos e entidade literária máxima de Tubarão. Sua fundação deu-se por iniciativa de um grupo de 19 escritores, tubaronenses de nascimento ou residentes no município, para divulgar a produção literária através de textos em versos e prosa.

Dos fundadores, sete já são falecidos: Amadio Vitoreti (cadeira 16), Alberto Cargninn (cadeira 19), Geraldo de Souza Brasil (cadeira 12), Camila de Patta (cadeira 15), Myrian Maier Nunes (cadeira 8), José Ribamar Libâneo da Silva (cadeira 11) e Edgar Nunes cadeira (cadeira 5), além de Lédio Rosa de Andrade, que não foi fundador, mas ocupou a cadeira de número 21.

Atualmente, a sede da Acatul está situada na Casa da Cidade, no centro de Tubarão. A instituição possui 30 cadeiras, sendo que no momento três delas estão vagas. Segundo a presidente, “oportunamente, a partir de currículo literário, serão ocupadas em breve por novos escritores tubaronenses”.

No ano de 2022 o escritor José Warmuth Teixeira foi homenageado como “Presidente de Honra” e Pedro Antônio Corrêa como “Senhor das Artes” pelo mérito de seu talento artístico multifacetado.

Neste ano, seis membros por sua rica contribuição ao longo dos anos, passaram a fazer parte da galeria dos eméritos: Lindomar Tounier, Raimundo Guizzoni, Lourença Dalácio Cargninn, Pedro Antônio Corrêa, Amaline Mussi e Maria Felomena Espíndola.

RELAÇÃO DE ACADÊMICOS ACATUL 2023

Mário Tadeu Caporal
Patrono: Nereu Correa De Souza

José Henrique De Souza
Patrono: Henrique José De Souza

Ângela Martorano Kuerten
Patrono: Lindolf Bell

Jussara Bittencourt De Sá
Patrono: Osvaldo França Júnior

Miguelito Savagé F. Costa
Patrono: Eunaldo Verdi

José Warmuth Teixeira
Patrono: Cruz e Sousa

Edla Zim
Patrono: Carolina Maria de Jesus

Miguel Fernandes Alves
Patrono: Castro Alves

Pedro Antônio Correa
Patrono: Dom F. De Aquino Correia

Maycon Vianna
Patrono: Guimarães Rosa

Lourença Cargnin D’alascio
Patrono: Herminio P.de Menezes

Lindomar Cardoso Tournier
Patrono: José Freitas Júnior

Renata Marques De Avellar Dal’bó
Patrono: Zélia Gattai

Gilmar Correa
Patrono: Huberto Rohden

José Paulo Garcia
Patrono: Osvaldo Rodrigues Cabral

Joares Carlos Ponticelli
Patrono: Antonieta de Barros

Maria Felomena S.Espíndola
Patrono: Cecília Meirelles

Maristella Patrícia M. Bettiol
Patrono: Carlos Drumond de Andrade

Pe Raimundo Ghizon
Patrono: Paulo De Tarso

Alexandre De Bittencourt Garcia
Patrono: Júlio Verne

Murilo Tadeu Medeiros
Patrono: Willy Alfredo Zumblick

Vivian Mara Silva Garcia
Patrono: Clarice Lispector

Arary Cardozo Bittencourt
Patrono: José Boiteux

Maciel Brognoli
Patrono: Machado De Assis

Amaline Boulos Issa Mussi
Patrono: Artur Da Távola

Irmoto José Feuershuette
Patrono: João Welter Junior

Marilene Da Rosa Lapoll
Patrono: Rubem Alves