Reunião discute criação da primeira Cooperativa Central da Agricultura Familiar

Representantes de Cooperativas de Agricultura Familiar do Sul do Estado, Epagri e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município de Tubarão estiveram reunidos na tarde desta sexta feira (19) na AMUREL, para finalizar as tratativas de criação da Cooperativa Central da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Santa Catarina (Coopercafes) e discutir o planejamento estratégico da Central para 2016.

A Central terá sede em Tubarão e utilizará a infraestrutura fornecida pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) através de convênio com o município de Tubarão, composta por Câmara Fria, Caminhão e Carro.

A Cooperativa Central possibilitará aos agricultores familiares uma estrutura eficiente de logística, permitindo a ampliação do fornecimento de alimentos ao PNAE, aumentando a renda dos produtores e fornecendo um alimento de excelente qualidade aos nossos alunos. “Tubarão utiliza hoje na alimentação escolar mais de 60% de alimentos oriundos da agricultura familiar e pretende com a criação desta Cooperativa ampliar ainda mais a compra de produtos agropecuários de nossos pequenos produtores rurais.”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico Clair Teixeira.

Decom/PMT/AMUREL