SAMU atende quase 3 mil ocorrências em um ano

No ano de 2015 o SAMU – Serviço de Atendimento móvel de Urgência de Tubarão atendeu 2.763 ocorrências. Desses atendimentos, mais de 150 foram atendimentos realizados fora do município de Tubarão. Por conta do excelente trabalho realizado pela equipe, os socorristas foram homenageados no início da semana pelo Legislativo Tubaronense. Durante a sessão da Câmara de Vereadores, os profissionais fizeram um balanço dos serviços prestados e receberam uma moção de cumprimentos dos vereadores.

A Diretora de Vigilância em Saúde, Maryucha Miranda de Oliveira, comenta a importância dos serviços prestados pelo Samu no município. “É importante destacar o profissionalismo e a responsabilidade que os socorristas tem com a nossa população. Muitas vidas foram e ainda serão salvas graças a rapidez dos nossos profissionais”, destaca a diretora.

O SAMU tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência (clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica e entre outras). Para acionar o SAMU é necessário ligar para o número 192. A ligação será direcionada para uma Central de Regulação, localizada em Criciúma. O técnico da regulação precisará de informações básicas, como nome, idade e o motivo da ligação. Depois disso, um médico deve atender a ligação, onde vai avaliar a gravidade e acionar a equipe, seja a unidade de suporte básico ou a unidade de suporte avançado.

A unidade de suporte básico de Tubarão tem algumas orientações para a população, tendo em vista que muitas pessoas não sabem como e quando devem acionar o serviço. “É importante que as pessoas liguem, mesmo que na dúvida e em algumas situações, é necessário contato imediato com o SAMU”, destacou o coordenador administrativo Thiago Geremias Henrique.

Situações que pedem contato imediato:

– Dor no peito de aparecimento súbito;
– Intoxicação e envenenamento;
– Queimaduras graves;
– Trabalho de parto;
– Problemas respiratórios graves;
– Crises convulsivas;
– Acidentes graves;
– Tentativa de suicídio;
– Perda de consciência;
– Sangramento ou hemorragia;

 

Fonte: Decom/PMT