Pavimentação da beira-rio inicia nesta semana
Mais uma etapa do parque linear está prestes a ser executada: a pavimentação com paver (blocos de concreto). A obra estava prevista para ter início em outubro, porém devido às condições climáticas não pôde ser continuada. O primeiro trecho a receber os blocos será aquele compreendido entre a ponte pênsil da Unisul e a Nereu Ramos, no Centro, que conta com 1 km de extensão.
O próximo trecho que receberá a pavimentação será entre as pontes pênsil da Unisul e a Manoel Alves dos Santos (do Morrotes), com aproximadamente 870 metros. Devido à quantidade excessiva de chuva no município, e a previsão de mais temporais até o fim do ano, a Infraestrutura afirma que a previsão de entrega da obra é no final de janeiro.
Explicação técnica:
A etapa que estava prevista para iniciar em outubro, só pode ser efetivada agora, pois as chuvas acabam gerando um teor de umidade elevado nos materiais de base (BGS e pó de pedra). Isso prejudica os serviços de compactação e torna seu uso inviável nessas condições. Trabalhar nas margens da beira-rio também é inacessível porque em dias de chuva o saibro utilizado para o nivelamento solo, prejudica o deslocamento dos funcionários.
Parque Linear:
Os Parques Lineares são obras estruturadoras de programas ambientais em áreas urbanas, sendo muito utilizados como instrumento de planejamento e gestão de áreas degradadas, buscando conciliar tanto os aspectos urbanos e ambientais como as exigências da legislação e a realidade existente.
Fonte: Pamela Mendes/Decom/PMT