Tubarão destaca-se mais uma vez nos meios digitais
O projeto para uma “cidade digital” vai muito além de oferecer serviços online para a população. Implantar este sistema em um município significa atender as demandas de integração de todos os serviços públicos, proporcionando rapidez na comunicação entre órgãos de administração e comunidades. É a partir desta ligação digital, que Tubarão conquistou o 9° lugar na posição geral dos indicadores digitais no ranking “As Melhores Cidades do Brasil 2015” realizado pela revista ISTOÉ.
O levantamento da Editora Três e da Austin Rating analisou, classificou e mapeou o nível de desenvolvimento socioeconômico dos 5.565 municípios brasileiros. Para a pesquisa foi desenvolvido o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), que analisa 212 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital que permite hierarquizar as cidades com foco na igualdade das oportunidades entre seus habitantes.
O desempenho dos municípios foi pontuado tanto pela condição do indicador em um único momento no tempo, bem como pelo desempenho de evolução. Além de serem classificados em um ranking geral, os municípios também foram categorizados conforme o tamanho de sua população. Tubarão integrou os municípios que possuem de 50 mil a 200 mil habitantes classificados como médio porte.
Dentro desta classificação, além de uma ótima posição geral nos indicadores digitais, o município conquistou o 11° lugar na categoria “Mobilidade Digital” e 13° no “Acesso Digital ao Conhecimento”. Nos indicadores sociais, a Cidade Azul está no 28º lugar na posição geral. Em Educação, o município ficou na 37ª posição e 13ª em saúde.
Em comparação aos 5.565 municípios analisados, Tubarão conquistou a 180ª posição no ranking geral. Nos “Indicadores Digitais”, a cidade destaca-se na 43ª posição geral e 45ª na “Mobilidade Digital”.
Cidades Conectadas: Santa Catarina – O bom resultado obtido no estudo divulgado pela revista ISTOÉ não é o primeiro em que Tubarão se destaca na área digital. Recentemente, o levantamento da consultoria Medialogue feito com os municípios acima de 100 mil habitantes também trouxe a Cidade Azul como destaque. No trabalho da Medialogue foram avaliados o uso de sites e redes sociais de governos locais. Também foram analisados como as funcionalidades contribuíram para criar relacionamentos com população. A empresa dividiu 12 cidades catarinenses em três grupos: “Mega Conectadas”, “Super Conectadas” e “Conectadas”, a partir dos resultados obtidos em quatro categorias: “onde a população participa mais”, “informação atualizada todo o dia”, “as cidades mais acessíveis” e “as cidades com mais audiência”.
Tubarão foi destaque em duas categorias: acessibilidade e atualização. Nestas duas categorias, o município foi considerado “Mega Conectada”. No quesito acessibilidade foram avaliados os caminhos para os quais o cidadão pode entrar em contato por via digital com o poder público. Nas cidades “Mega Conectadas” foram encontrados nos sites links para e-mail, seções de contato ou para a ouvidoria digital. Também verificou-se que as cidades respondem aos comentários feitos nas suas páginas de Facebook.
A outra categoria em que a Cidade Azul se destacou foi a de atualização. Neste item observou-se a frequência das postagens no site e também nas redes sociais. O município teve mais de duas atualizações por dia.
Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT