Defesa Civil divulga dados sobre mês de setembro

O mês de setembro foi marcado pelo predomínio de chuvas em todo o estado. Em Tubarão, a média de precipitação excedeu em 100% em relação à média mensal histórica. Os dados foram coletados pelo posto pluviométrico de Rio do Pouso que faz medições desde 1940.

Dos pluviômetros distribuidos em Tubarão houve uma variação de 209,4 mm registrados no bairro Dehon( São Judas Tadeu) e a maior precipitação no Sertão dos Corrêas com 232,4 mm. Assim, em setembro a precipitação excedeu em 100% em relação à média mensal historica. Fato repetido em toda Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar.

Acompanhando as grandes chuvas, vem sempre a preocupação com o nível do Rio Tubarão. De acordo com as pesquisas, o nível máximo registrado na Ponte Orlando Francalacci no dia 17 com 379cm (3,79 m) e na segunda onda ocorrida dia 27, atingiu 318 cm (3,18 m). Mesmo com o aumento, o monitoramento feito pela Agência Nacional de Águas e pela Ciram-Epagri apontou que o nível permaneceu dentro da margem de segurança.

Já a temperatura máxima registrada foi de 36,3°C no dia 16 e a temperatura mínima de 7,5°C no dia 12. A média mensal, segundo dados de uma estação meteorológica instalada na secretaria de Proteção e Defesa Civil foi de 18,8 ºC. Comparando e relacionando com ocorrido em outras cidades, Tubarão teve temperaturas bem acima da média no mês de setembro.

 

Fonte: Pamela Mendes/Decom/PMT