Conferência pretende reunir 300 participantes
Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, será realizada a 8° Conferência Municipal de Saúde. Para contribuir com o encontro estadual e nacional, os municípios realizam conferências definindo prioridades para os planos de governo 2016 a 2019. O encontro será realizado no dia 8 de julho, no Salão Paroquial de Oficinas, com início às 7h30.
A Conferência seria realizada no auditório da Unisul, porém, como a capacidade é de 100 lugares, a Fundação Municipal de Saúde junto ao Conselho Municipal de Saúde optou pelo Salão Paroquial de Oficinas. O espaço poderá acolher até 300 participantes.
Os temas a serem discutidos na etapa municipal são: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão SUS e Modelos de Atenção Básica; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação do SUS; e Reformas democráticas e Populares do Estado.
Nesses encontros é importante a participação das comunidades, servidores, prestadores de serviços e conselhos para que as prioridades dentro das diretrizes sejam definidas, podendo contribuir com os planos de governo. É através das conferências de saúde que a população pode promover mudanças e melhorar o Sistema Único de Saúde, a começar pela realidade local.
Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT