Confecção de ampulheta torna aulas de história mais dinâmicas
O desenvolvimento de habilidades linguísticas, lógicas e corporais e de competências relativas à noção do tempo foram alguns dos resultados obtidos pelos alunos do 6º Ano, da escola municipal Arino Bressan, durante as aulas de História, ministradas pelo professor Jefferson Prudêncio.
O conteúdo foi assimilado pelos alunos de forma bastante prática, já que uma das ações foi a confecção de uma ampulheta. “Assim, os alunos puderam entender como os homens utilizavam a natureza para marcar o tempo e os aparelhos criados para essa finalidade, como a ampulheta e o relógio”, explica o professor.
A divisão do tempo em dias, horas e minutos pelos sumérios, a relação das semanas com as fases da lua, os nomes dos meses e dos dias da semana e a idealização do calendário foram temas abordados na disciplina, que ajudaram a desenvolver o conceito de tempo histórico. “A construção de uma linha do tempo, com fatos importantes da vida dos alunos, que assim foram capazes de comparar os acontecimentos de distintas épocas, também tornaram a aula bastante interessante”, garante o professor Jefferson.
A atividade possibilitou ainda a conscientização sobre importância da preservação do ambiente, uma vez que as ampulhetas foram confeccionadas com materiais recicláveis.
Fonte: Adriana Oliveira/Decom/PMT