Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Social será celebrado em Tubarão
A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1960, 21 de março, como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Desde então, esta data passou a servir como um alerta contra o racismo e a disseminação da luta pela promoção a igualdade racial. Para celebrar a data e conscientizar os tubaronenses sobre a importância deste dia, a Coordenadoria Municipal de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial promoverá uma prática especial neste sábado (21).
Em ação conjunta com o Movimento Cultural de Conscientização Negra Tubaronense (Mocnetu), panfletos sobre o Fórum Municipal de Educação e Diversidade Étnico-Racial serão entregues a todos que passarem pelo calçadão, a partir das 9h. Os representantes também estarão a disposição para conversar com a população. “Muitos, da comunidade negra tubaronense, desconhece que o município disponibiliza suportes como a coordenadoria e o movimento. Esta prática é uma forma de divulgar estas ações e protestar pela luta contra a discriminação racial”, explica a coordenadora de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial Aleida Cardoso.
Além de celebrar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, desde a sua implantação ocorrida no primeiro semestre do ano passado, a Coordenadoria de Políticas Públicas e Promoção à Igualdade Racial já realizou diversas ações. Entre elas, o 1º Simpósio Municipal de Igualdade Racial, realizado com gestores das escolas municipais. O objetivo deste seminário foi oferecer os subsídios necessários para a implantação definitiva da Lei 10.639/2003. Esta lei torna obrigatório o ensino da História da África e da História dos Afro Brasileiros nas escolas de ensino básico em todo o país.
Ainda durante o ano de 2014, a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial realizou o Café e Ideias em conjunto com o Mocnetu, como uma homenagem pela passagem do Dia Internacional da Mulher Negra, em julho. Outra ação importante do ano foi o acompanhamento de um grupo de ganeses que está residindo em Tubarão. Já durante o mês de novembro, também conhecido como mês da Consciência Negra, uma série de atividades foi realizada como palestras, sessão solene na Câmara de Vereadores e um Happy Hour temático.
A implantação da coordenadoria seguiu a política nacional de promoção à igualdade, definida pela Secretaria Nacional de Políticas Públicas e Promoção à Igualdade Racial (Senapir) e foi organizada a partir do Sistema Nacional de Políticas Públicas e Promoção à Igualdade Racial (Sepir).
Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT