Mais de 100 meninas já receberam a dose contra o HPV
Pouco mais de 2% da população brasileira que está na faixa de 9 a 13 anos já recebeu a dose contra o HPV, o que equivale à 114 mil e 435 meninas. Em Tubarão a estatística passa de 6%, esse número reflete em 116 jovens imunizadas até a última sexta-feira (13).
Esta primeira dose está sendo disponibilizada nas unidades escolares, e os pais ou responsáveis que não são a favor da administração da dose devem assinar o termo de recusa, que será entregue dias antes da ida dos profissionais de saúde nas unidades escolares. Fora da faixa etária de 9 a 13 anos, a dose só é disponibilizada para as jovens soropositivas entre 14 e 26 anos.
De todas as escolas do município, com adolescentes da faixa etária da campanha, apenas uma não será visitada. Portanto, os pais de alunas deste colégio que tiverem interesse em imunizar suas filhas podem procurar uma sala de vacina.
O esquema vacinal contra o HPV é diferente para as faixas etárias que a campanha atende. Para as meninas de 9 a 13 anos, depois de administrada a primeira vacina, a adolescente deverá retornar após seis meses na unidade de saúde, para a aplicação da segunda dose. Um outro reforço é necessário cinco anos depois da primeira aplicação. Já o esquema vacinal para mulheres soropositivas é diferente, depois da primeira dose é necessário um reforço em dois meses, e a terceira dose, seis meses depois da primeira.
Para receber a dose, a população feminina soropositiva, com idade entre 14 e 26 anos, precisa apresentar uma declaração de um médico ou enfermeiro de serviços que atendam pacientes HIV/AIDS. Em Tubarão o serviço especializado é oferecido no CAES.
Unidades de saúde com sala de vacina ativa:
Bom Pastor
Oficinas I
São Martinho I
Vila Esperança
Revoredo
São Luiz
Congonhas
São Cristovão
Sertão dos Corrêas
Mato Alto
Km 60
Morrotes
Campestre
Sais
Policlínicas: Beck e Central.
Fonte: Daniela Goulart/PMT