Semana do Lixo Zero é lançada em Florianópolis

Florianópolis sediará no final de outubro deste ano mais uma edição da Semana do Lixo Zero. O lançamento oficial ocorreu na sexta-feira (13), em evento organizado pelo Instituto Lixo Zero na sede da Tractebel Energia. Tubarão foi representada na solenidade pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente Guilherme Bressan e pela coordenadora de Meio Ambiente Renata Porto.

O objetivo do encontro foi reunir os representantes de diversas entidades que promovem junto com o Instituto Lixo Zero a semana em Florianópolis, além dos organizadores da atividade em outros municípios, como é o caso de Tubarão, em que a semana tem a organização da Funat.

Durante o lançamento da semana, o presidente do Instituto Lixo Zero, Rodrigo Sabatini, falou sobre os preparativos e o início das atividades de organização. Uma palestra sobre Lixo Zero deve ser realizada nos próximos meses, como uma prévia da semana.

Sabatini também falou sobre algumas experiências relacionadas ao conceito Lixo Zero realizada por empresas e instituições em Santa Catarina que estão servindo de exemplo para motivar outras organizações a implementar a política de reaproveitamento dos resíduos. A chefe de cozinha Regina Tchelly, do projeto Favela Orgânica, iniciado em 2011, na comunidade da Babilônia e Chapéu Mangeira, no Rio de Janeiro, falou sobre o slow food, alimentação orgânica e o aproveitamento integral dos alimentos. Os participantes do evento puderam também saborear as receitas desenvolvidas pela chefe que recebeu reconhecimento internacional pelo projeto que realiza.

Segundo o diretor-presidente da Funat, a ideia é realizar em breve o lançamento da Semana Lixo Zero em Tubarão. “A organização deste tipo de evento requer tempo e planejamento, por isso, queremos iniciar logo os preparativos, já nos reunindo com as entidades e empresas parceiras. O evento de 2014 foi muito produtivo e vamos realizá-lo novamente este ano”, afirma Guilherme. A Semana do Lixo Zero faz parte das atividades do programa Tubarão Rumo ao Lixo Zero que envolve uma série de ações que visam reduzir e dar destinação correta aos resíduos produzidos no município.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT