Temporais com descargas elétricas são previstos para os próximos dias

A previsão do tempo divulgada pelo Ciram/Epagri indicam que os próximos dias devem ser de altas temperaturas. Em consequência, os temporais ficam mais frequentes e muitos deles podem ser acompanhados por descargas elétricas.

Exemplo disso é o que ocorreu nesta quarta-feira (11). Após os termômetros marcarem 35,9ºC (como na estação da Vila Moema) no início da tarde, o tempo fechou.

Segundo o Ciram/Epagri, estes temporais são comuns devido ao sistema meteorológico de convecção isolada, associada ao calor e disponibilidade de umidade. Para esta quinta-feira (12), a previsão meteorológica indica um dia semelhante ao de quarta: sol entre nuvens e altas temperaturas, passando a chuvas isoladas, típicas de verão, ao fim da tarde e início da noite. O órgão de previsão meteorológica do governo do estado alerta para a possibilidade de ocorrem temporais associados a descargas elétricas e rajadas de vento, bem como granizo.

Para a sexta-feira (13), a previsão é de chuva no decorrer do dia em todo o estado, podendo ir de moderada a forte em alguns momentos do dia, em decorrência do avanço de uma frente fria. O acumulado de chuva previsto é de 30 a 50 mm em média.

No sábado (14), ainda pela madrugada pode chover de moderada a forte. Ao longo do dia, ocorreram aberturas de sol. O domingo (15) deve ter sol entre nuvens, com chuva isolada em alguns pontos do Litoral.

No domingo (15), sol entre nuvens em SC, com chuva isolada no Litoral na madrugada, manhã e noite. Nas demais regiões, pancadas isoladas de chuva no período da tarde e noite.

Recomendações: A secretaria de Proteção e Defesa Civil apresenta algumas recomendações importantes em caso de tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permaneça em local seguro e evite transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, além de fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT