Sete campanhas de imunização são realizadas

Mais de sete campanhas de imunização foram realizadas em 2014. Destaque para a implantação da vacina contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano), da Hepatite A para crianças de até 2 anos e da vacina Adsorvida Difteria, Tétano e Coqueluche. Todas as campanhas atingiram resultados relevantes, em geral, alcançaram mais de 97% da meta.

O mês de março foi marcado pela implantação da vacina contra o HPV – Vírus do Papiloma Humano, oferecida pela primeira vez na rede pública de saúde, disponível para as meninas de 11 a 13 anos. As equipes de saúde foram a todas as unidades escolares para administrar as doses. A vacina aplicada no Brasil é a quadrivalente, recomendada pela Organização Mundial de Saúde, com eficácia de 98%, protegendo o indivíduo dos tipos 6, 11, 16 e 18 da doença. Apesar de haver mais de uma centena de tipos de HPV, a maioria das infecções é causada por quatro variantes: as 16 e 18 (consideradas de alto risco) são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, já os tipos 6 e 11, respondem por 90% das verrugas genitais (de baixo risco).

No mês de setembro, as meninas que foram imunizadas com a primeira dose, receberam as equipes de saúde novamente nas unidades escolares, para a aplicação da segunda dose.

Em junho, a vacinação contra a Influenza já estava disponível para os cidadãos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, grupos portadores de doenças crônicas.

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal, já no mês de julho foi oferecida a campanha de vacinação contra Hepatite B. Essa dose é destinada a pessoas de 0 a 49 anos. Neste período passou a ser oferecida a vacina contra a Hepatite A, que foi inserida no calendário vacinal para crianças de 12 meses a menores de 2 anos.

Em novembro a vacina Adsorvida Difteria, Tétano e Coqueluche (Pertussis Acelular – Tipo adulto Dpta R. A vacina), também foi implantada. Esta vacina é indicada para gestantes. Também neste mês foi realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite, com dois dias de mobilização nacional. A campanha foi voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com mais de 90% de alcance.

O município conta com 29 unidades Estratégia Saúde da Família, um PACS, duas Policlínicas e quatro Centros Especializados, contando com 18 salas de vacina e uma coordenação de imunização.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT