ACS participam de oficina para criar caixa para medicamentos

Muitas pessoas fazem uso de mais de um medicamento, e por isso existe a possibilidade de tomar a dosagem errada quando não existe uma organização do próprio usuário ou até mesmo devido à quantidade de comprimidos necessários. Pensando nisso, a farmacêutica do NASF Sul, Luana May da Silva, está levando para os agentes comunitários uma alternativa para ajudar essas pessoas.

Usando material reciclado como caixa de leite e papel, uma caixa separadora é construída. Desta forma, ela mantém a temperatura e possui divisórias, facilitando a administração do medicamento.

As Agentes Comunitárias de Saúde da ESF Monte Castelo participaram de uma oficina para aprender a criar os materiais, de acordo com a demanda dos pacientes. “Nas visitações observamos algumas dificuldades na hora de o paciente administrar o medicamento: hora de tomar, intervalo correto e entre outras”, destacou a ACS Aparecida da Silva Lopes.

Orientar os pacientes a separar da maneira correta também é muito importante, para a ACS Mariléia Guarezzi Depieri, mais importante do que isso é ensinar as pessoas a criar o material, de acordo com a necessidade.

As colaboradoras das ESFs KM 63 e Sertão dos Corrêas devem participar também dessa oficina na próxima semana.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT