Mais de 10 toneladas de resíduos são recolhidos em mutirão
Os números impressionam. O Mutirão de Limpeza das Margens do Rio Tubarão, realizado sábado (8), resultou no recolhimento de 10.150 quilos de resíduos. Deste material, 3.270 quilos são de recicláveis e outros 6.880 quilos foram encaminhados ao aterro sanitário.
Entre os itens recolhidos pelos voluntários estão 64 pneus, cinco fogões, uma geladeira, sete bancos de carro, quatro balcões, três sofás e cinco televisores.
O recolhimento dos materiais foi realizada por voluntários ligados a empresas e instituições como Tubarão Saneamento, Unisul, Exército, Ferrovia Tereza Cristina, Uninter, Grupo Escoteiro, AREA-TB, Banco do Brasil e IFSC. Cada parceiro ficou responsável por um trecho entre as pontes Manoel Alves dos Santos (do Morrotes) e Orlando Francalacci (do Quartel), em ambas as margens. O mutirão de limpeza fez parte da programação da Semana Lixo Zero – Tubarão.
“O resultado do mutirão mostra a importância de se discutir formas de reduzir, reaproveitar e dar o destino correto aos resíduos. Ainda estamos na fase inicial dos trabalhos e ainda há muito que se avançar, há ações que precisam ser tomadas pelo poder público, pelos empresários e também pela comunidade”, observa uma das organizadoras da Semana Lixo Zero, engenheira ambiental Renata Porto, da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat).
A Funat agradece a todas as entidades e empresas que colaboraram não apenas com o mutirão, mas com as demais atividades desenvolvidas durante a Semana Lixo Zero – Tubarão.
Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT