Fim de semana de diversas atividades culturais

Muita música, lançamento de livro, serviços e solidariedade. Assim foi o fim de semana em Tubarão. As ações fazem parte dos eventos realizados pela prefeitura: Happy Hour Cultural e Praça das Artes.

O Happy Hour Cultural foi realizado na sexta-feira, das 19h às 22h, no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick. O evento teve diversas atrações: música com Bibo Balsini e Jonathan, lançamento do livro “Um Viés Biocêntrico na elaboração de projetos” de Célia Vicente, apresentação da esquete Pior que tá não fica do grupo Atuantes Anônimos, e ainda o bazar beneficente da ONG MovimentaCão.

O livro trata da experiência de Célia, que é gerente de projetos da ONG Moradia e Cidadania. A obra traz informações e conceitos para quem trabalha com organizações não governamentais sem fins lucrativos, além de propor metodologias de Educação Biocêntrica como ferramenta eficaz na gestão de projetos sociais.

Segundo a escritora, a obra é fruto da sua vasta experiência no terceiro setor no Brasil e em Portugal, já que a tubaronense morou uma década em Lisboa, onde fez especialização na área e atuou em organizações não governamentais. A ONG Moradia e Cidadania atua em Tubarão na escola Faustina da Luz Patrício com um projeto cultural com o Boi de Mamão. A diretora da escola, Christiane Martins Matias, elogiou o trabalho realizado pela ONG. “As atividades que eles realizam são muito importantes e deram um novo gás e os resultados são emocionantes”, afirma Christiane.

A obra é uma promoção da ONG Moradia e Cidadania de Santa Catarina e conta com patrocínio da ACIF e Caixa Econômica Federal.

Outra atividade que foi realizada no Happy Hour foi o bazar beneficente da ONG MovimentaCão. Foram vendidos produtos como livros, roupas, calçados, artigos para PET e decoração. Os recursos arrecadados serão utilizados nas ações da ONG. O bazar seguiu no sábado, no período da manhã dentro do museu, e à tarde, na parte externa.

Ainda no sábado, ocorreu o Praça das Artes. Diversas atividades e serviços foram realizados. Na parte de saúde, o Hospital Nossa Senhora da Conceição, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a clínica Urogim e a clínica da Cergal realizaram orientações e atendimentos como aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

A Fundação Municipal de Meio Ambiente e a secretaria de Proteção e Defesa Civil doaram mudas de árvores nativas e realizaram uma pesquisa com as pessoas que passavam pelo Praça das Artes. O levantamento trata da percepção do público sobre a Defesa Civil e sobre eventos extremos.

O Praça das Artes também contou estande da beleza (com design de sobrancelhas e cortes de cabelo), feira de artesanato e apresentações artísticas.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT