Trabalhos para identificar focos de doenças caninas são realizados em Tubarão

A equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) em conjunto com a Gerência Regional de Saúde de Tubarão, atua desde quinta-feira (17), no combate a uma doença canina. Os focos de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) começaram a ser identificados, iniciando pelos animais abrigados na própria unidade.

 

Foram realizados exames em 50 cães e enviados para análise. A doença na maioria das vezes é silenciosa. Quando se manifesta no animal, é possível perceber desânimo e fraqueza, além emagrecimento, feridas na pele, e nos casos mais graves, problemas oculares e diarreia com sangue. Inicialmente os trabalhos são para identificação de novos focos da doença e manter a sanidade dos animais abrigados na instituição.

 

A partir da próxima semana, terá início o ciclo de inquérito animal para LVC, realizado na localidade de procedência do cão acometido pela Leishmaniose. A instituição mantém colaboração com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que auxilia na identificação de enfermidades nos cães.

 

Caso identifique algum animal na rua, ou pet doméstico que apresente algum sintoma de LVC, entre em contato pelo pelo WhatsApp da Unidade de Zoonoses, através do número (48) 98850-3611. A equipe será responsável por uma avaliação no animal, que caso confirme os sintomas, terá o exame coletado e enviado para avaliação.