Caderno de Metas vai agilizar planos do programa Tubarão 180 º

O workshop Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal, realizado pelo Sebrae para os servidores efetivos e comissionados de vários setores da prefeitura de Tubarão, foi retomado nesta segunda-feira (04) quando foi iniciada a elaboração do Caderno de Metas. O documento servirá de apoio para execução das ações do programa Tubarão 180º.

A primeira etapa de todo o trabalho começou na última terça-feira (29), quando a consultora do Sebrae Beatriz Silveira, integrante da equipe que elaborou o diagnóstico Tubarão em Números, promoveu dinâmicas de grupo para aproximar os servidores da realidade do levantamento completo do município.

Nesta segunda-feira (04), os servidores resgataram os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades da Educação, Cultura, Saúde, Assistência Social, Esporte, Segurança, Lazer, setores primário, secundário e terciário e eixos da Infraestrutura, tecnologia e políticas públicas para identificar os projetos prioritários que formarão o Caderno de Metas de cada secretaria ou fundação.

“O importante é plantarmos e regarmos a semente. Ela vai crescer, frutificar, mas com cuidado, com tratamento que todos teremos que dar para os próximos 10, 15, 20, 30 anos, até 2050, onde temos o objetivo maior de Tubarão 180º. Por isso será feito por etapas, pensando, planejando, discutindo, envolvendo, comprometendo, e isso só acontecerá de verdade se cada servidor abraçar o projeto como seu, sentir-se dono dele. Não tenho dúvidas, pelo que vejo no dia a dia, que nosso servidor tem essa compreensão e comprometimento, porque ele sabe que tudo isso vai resultar em uma cidade melhor para nós e para nossos filhos. Por isso estamos reunidos hoje”, afirmou o prefeito Joares na abertura dos trabalhos.

Todo o material elaborado se transformou em um pré-projeto que ficará com cada secretário e presidente de fundação que consultará, nos próximos dois meses, os demais servidores de cada área de atuação. Em novembro, enfim, será concluído o Caderno de Metas que serão buscadas para viabilizar o crescimento e desenvolvimento de Tubarão.