Cemitérios de Tubarão recebem duas frentes de trabalho de limpeza para o Dia de Finados
Com a proximidade do feriado de Finados, nesta quarta-feira (2), os cemitérios de Tubarão recebem, há duas semanas, diversos trabalhos de limpeza e de manutenção, divididos em duas frentes, para melhor recepcionarem os visitantes que homenagearão os entes queridos.
Estas duas frentes são coordenadas, uma pela secretaria de Serviços Públicos, e a outra pelo Núcleo de Combate às Endemias, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), cada qual com um direcionamento próprio, porém com o intuito de garantir a limpeza, a ordem e a segurança nos cemitérios.
As equipes da secretaria de Serviços Públicos, por exemplo, há semanas, trabalham nos dois principais cemitérios da cidade, o Central e o Horto da Saudade. Foram executados serviços de pintura, roçagem, limpeza dos túmulos e dos corredores, varrição mecanizada e a lavação das ruas e becos dos locais. “Aproveitamos para pedir, inclusive, aos familiares, que providenciem, igualmente, a limpeza dos jazigos desde já, com antecedência, de modo que tudo transcorra bem e sem transtornos no dia do feriado”, salienta o secretário de Serviços Públicos Douglas Antunes.
Por sua vez, as equipes do Núcleo de Combate às Endemias cuidam, além dos dois cemitérios principais, também dos localizados nos bairros, como o de São Martinho, do Mato Alto e de Congonhas, dentre outros. É importante destacar que o trabalho é realizado com o enfoque na área da saúde, com especial atenção a pontos que, potencialmente, podem servir de locais de concentração de focos do mosquito Aedes aegypt, responsável pela transmissão de diversas doenças, dentre as quais a dengue, a zica e a febre chikungunya.
Nesta área, sempre é bom lembrar aos familiares que possuem parentes sepultados nos cemitérios da cidade que evitem utilizar recipientes que possam armazenar água da chuva, por exemplo, como latas, pneus, pratos, garrafas e vasos, de modo a evitar a proliferação do mosquito, além de manter limpos os jazigos de suas pessoas queridas e que serão visitadas neste 2 de novembro.