Famtour encerra passagem pelo Sul com ações em Tubarão

Após tour em Urussanga, Nova Veneza e Praia Grande, a comitiva formada por representantes de seis operadoras de turismo e 50 agentes de viagens, do Nordeste do país, encerrou a passagem pelo Sul catarinense com atividades em Tubarão. Promovida pelo Sebrae/SC e pela Agência de Desenvolvimento do Turismo em Santa Catarina (Santur), a ação, que agora segue na Serra catarinense, tem como objetivo a promoção do turismo integrado entre as duas regiões.

 


Nesse sábado (20), o grupo conheceu a história do Museu Ferroviário e as memórias que envolvem o modal na região. O passeio de trem entre Tubarão e Capivari de Baixo encantou os visitantes. “Vivenciamos novas experiências. Levaremos isso para as pessoas do Nordeste. Elas procuram pelo clima frio e por passeios diferentes. Fomos muito bem recebidos aqui. É um dos destinos que pretendemos voltar em breve”, afirmou a agente de viagens Luana Catarina de Melo.

 


A passagem pela Cidade Azul oportunizou aos nordestinos conhecerem ainda as belezas da Rota Termas da Guarda e as delícias da gastronomia local. Na sexta (19), o grupo foi convidado de honra do lançamento da terceira edição do Festival Gastronômico de Tubarão, com o tema “Uma viagem pelos Sabores e Cultura de Tubarão, a bordo do Trem Rubi”, realizado no Hotel Sandrini.

 


No cardápio, um menu especial, assinado pelo chef Felipe Pinelli, apresentou pratos à base de produtos da região harmonizados com vinhos produzidos nas Serras catarinense e gaúcha, além do Vale da Uva e do Vinho Goethe.

 


O Festival Gastronômico de Tubarão será realizado de 12 a 27 de novembro em 10 estabelecimentos do município. São eles: Amarillo Bistrô; Armazém & Bistrô João Nicca; Bistrô do Bepe; Black Cave; Casa do Doce; Céu da Boca; HaiBier; Immigrato Ristorante & Emporio; Hotel Sandrini; e Scatolla Cozinha Italiana.

 


“Logo logo o Sul catarinense vai se tornar um grande destino turístico, em especial Tubarão, tendo em vista a sinergia entre o empresariado, a Prefeitura de Tubarão e o Sebrae/SC. Temos muitos potenciais no município, como a água termal, a rica cultura e história, além da gastronomia. Não se faz turismo sem gastronomia, por isso a importância de iniciativas como festival”, pontua o presidente da Acit, Gean Carlo de Bom da Silva.

 


 
Diversidade regional surpreende visitantes

 


A diversidade encontrada na região, com a mistura do frio aliada a farta gastronomia, vinhos, belezas naturais, além da cultura e história, surpreendeu os profissionais do segmento. “É um território que tem todos os requisitos para se credenciar como um forte destino nacional. A partir da formatação do roteiro e da definição dos produtos, vislumbramos um direcionamento de vendas num volume significativo muito em breve. Agradecemos ao Sebrae/SC e à Santur pela oportunidade de conhecer em detalhes essa belíssima região”, elogiou o operador de turismo de Maceió, Arthur Francisco Filho.

 


Aproveitar toda essa diversidade regional e integrar o território Sul em um grande roteiro é o que permitirá a competitividade com outras regiões do país, na avaliação do secretário de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Tubarão, Giovani Bernardo. “O Sul tem muitas opções, mas falta fortalecer esse pensamento de turismo integrado entre os municípios. O que Tubarão está fazendo e essa oportunidade em parceria com o Sebrae/SC e a Santur reforçam isso. Não temos a pretensão de segurar o turista por aqui de cinco a sete dias, mas queremos fazer parte de um eixo integrado de desenvolvimento que permita ao visitante circular entre os cânions, a serra e o mar, beneficiando a todos”, ponderou.

 


 
Balanço positivo

 


Os três dias de famtour no Sul catarinense tiveram saldo positivo e superaram as expectativas, segundo os organizadores.
“O nosso objetivo é divulgar os atrativos turísticos do Sul para que possamos promover o destino frente a outras regiões do país e trazer cada vez mais turistas, proporcionando o desenvolvimento, não só do turismo, mas de outros setores agregados a ele também”, explicou a gerente de projetos da Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.

 


Com o sucesso da ação, inédita em SC, a Santur avalia desenvolver a iniciativa, em parceria com o Sebrae/SC, em outros destinos também considerados nichos no estado. “Precisamos mostrar para as agências de viagens do país que Santa Catarina possui uma diversidade muito grande de produtos turísticos e que podem ser disponibilizados para os clientes”, enfatizou.

 


 
Famtour segue na Serra

 


Na Serra catarinense os visitantes vão passar por Bom Jardim da Serra, Urubici e Lages para conhecer as belezas naturais, vinícolas, parques, entre outros atrativos. A comitiva Nordestina permanece na região até a próxima terça-feira (23).