Planos Municipais de Resíduos Sólidos são entregues aos municípios

Submeter projetos para obtenção de recursos, que serão destinados à limpeza urbana e ao direcionamento de resíduos sólidos. Com esses objetivos, foram entregues na tarde dessa terça-feira (20) os Planos Municipais de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS) em quatro municípios: Tubarão, Santa Rosa de Lima, Rio Fortuna e Pescaria Brava. Os planos apresentados identificam as características de cada município e indicam quais são as melhores alternativas para combater os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

Ainda em 2014 foi realizada uma oficina para esclarecer como seria a elaboração dos PMGIRS. Logo depois, foram as apresentações, revisões e adequações dos planos. Durante essa etapa, foram apresentados os planos e posteriormente eles serão encaminhados para a aprovação na Câmara de Vereadores. Em Tubarão, essa ferramenta será de extrema importância, pois a partir dele o projeto Tubarão Rumo ao Lixo Zero poderá ser concretizado, a coleta seletiva poderá ser ampliada e os catadores inseridos no processo.

Outros municípios que receberam os planos: Capivari de Baixo, Armazém, São Martinho, Braço do Norte, Grão Pará e São Ludgero. Jaguaruna e Gravatal não são contemplados, pois já tinham seus planos de gestão de resíduos em andamento.

Lixo Zero: Esse conceito define que o município deve empregar esforços para desviar qualquer material de aterros ou incineradores, fazendo-os voltar ao processo produtivo.

 

Fonte: Pamela Mendes/Decom/PMT