Semana Cultural do bicentenário de Anita Garibaldi tem programação diversificada nos próximos dias
O lançamento do livro infantojuvenil intitulado ”O livro de Anita” da escritora tubaronense Edla Zim, premiação do Concurso Literário promovido pela AJEB-SC com o tema: Anita Garibaldi uma Mulher à Frente do seu Tempo, apresentação da Rota Gastronômica Brasil x Itália e o jantar temático: Gastronomia italiana inspirada na vida e ideais de Anita Garibaldi, pela Chef Adriana Zanini, são atividades que ocorrerão neste sábado (28), em comemoração ao bicentenário de Anita Garibaldi. Todos os eventos ocorrem no Clube 7 de Julho, a partir das 16 horas.
Já na segunda-feira (30), dia do aniversário de 200 anos de Anita Garibaldi, acontece a partir das 10 horas, no pátio do Paço Municipal, a apresentação do grupo teatral Entrepalcos, performance da cantora Vera Viana e lançamento do livro “Santa Catarina – Estado Feminino: Mulheres catarinenses que são exemplos e enaltecem nossa terra com suas histórias de vida”, de autoria de Joares Ponticelli, eventos que encerram a Semana Cultural em homenagem à heroína.
Em Tubarão, as festividades coordenadas pela Fundação Municipal de Cultura foram iniciadas em maio e, desde então, uma série de atividades foi promovida para lembrar da trajetória da heroína nascida em Morrinhos, localidade que, atualmente, pertence a Tubarão. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita Garibaldi, como ficou internacionalmente conhecida, teve participação em importantes episódios da história mundial, por isso, seu nome é reverenciado em diversos países.
Mulheres são inspiração
As duas obras que serão lançadas nos próximos dias em Tubarão têm a figura feminina como ponto central. “O livro de Anita”, da escritora tubaronense Edla Zim, foi inspirado na pequena Anita, uma criança de 8 anos que a escritora conheceu na cidade de Palermo, na Itália. O amor da menina pela heroína dos Dois Mundos chamou a atenção da autora, que se sentiu motivada para trabalhar com este público no Brasil. A obra foi ilustrada por Yris Tanaka e mostra a saga de Anita Garibaldi durante os dez anos em que lutou ao lado de Giuseppe Garibaldi, quando fez história, virou lenda e transformou-se em um verdadeiro mito.
Já a obra “Santa Catarina – Estado Feminino” escrita por Joares Ponticelli traça perfis de sete mulheres catarinenses, de nascimento ou adoção, que marcaram a história por seus princípios, lutas e conquistas. Está dividido em sete capítulos, cada qual abordando a história de uma das homenageadas e reflexos nos setores que representam. A primeira edição da obra foi lançada em janeiro de 2020, quando Ponticelli encerrou seu mandato como presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM. A segunda edição foi revisada e ampliada e traz um adendo que o autor denominou de “Antonietas de Tubarão”, com dados e informações sobre a participação feminina na política da “Cidade Azul”. Neste capítulo é possível conhecer um pouco de todas as mulheres que já foram candidatas aos cargos de vereador e prefeito na cidade, com informações sobre as eleições, votos percebidos e mandatos.
SEMANA CULTURAL 200 ANOS DE NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI
28/08
Lançamento do livro infantojuvenil intitulado ”O livro de Anita” da escritora tubaronense Edla Zim
Horário: 16 horas
Premiação do Concurso Literário promovido pela AJEB-SC com o tema: Anita Garibaldi uma Mulher à Frente do seu Tempo
Horário: 17 horas
Apresentação da Rota Gastronômica Brasil x Itália
Horário: 18 horas
Jantar temático: Gastronomia italiana inspirada na vida e ideais de Anita Garibaldi, pela Chef Adriana Zanini
Horário: 19 horas
Local de todos os eventos do dia: Espaço Clube 7 de Julho
30/08
10h
Local: Paço Municipal
Apresentação grupo teatral Entrepalcos
Performance da cantora Vera Viana
Lançamento do livro “Santa Catarina – Estado Feminino: Mulheres catarinenses que são exemplos e enaltecem nossa terra com suas histórias de vida”, de autoria de Joares Ponticelli.