Fundação Municipal de Educação reforça importância do monitoramento dos alunos

A Fundação Municipal de Educação (FME) realizou ao longo desta semana, reuniões virtuais com os professores da rede municipal de Tubarão. As reuniões foram conduzidas pelo diretor-presidente da FME, Maurício da Silva, e tiveram como tema central o monitoramento dos indicadores educacionais.

 

Todos os dias, os professores monitoram indicadores como faltas, chegada tardia e não realização das tarefas. “Esses três quesitos mostram se o vínculo do aluno com a escola é forte ou fraco e, se não agirmos rapidamente com aquele aluno que tem vínculo frágil, há uma grande chance de ocorrer a evasão escolar”, explica Maurício, ao ressaltar que no ano passado foram registrados 37 casos de evasão na rede municipal.

 

Os casos identificados pelos professores são encaminhados para o gestor da unidade escolar e, caso não seja possível a resolução pela própria escola, entra em ação uma equipe multidisciplinar. “Temos pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, enfim, profissionais aptos a cuidarem de cada aspecto que pode estar impedindo aquele estudante de cumprir com as obrigações escolares”, informa o diretor-presidente.

 

Maurício acrescenta que a criação desta rede de proteção do aluno tem ainda o objetivo de fortalecer o vínculo da família com a escola. “Os pais são parte fundamental neste processo e se eles não cumprirem também suas obrigações, nós vamos acionar o Conselho Tutelar”, assegura.

 

Na próxima segunda-feira (31), inicia a nova série de reuniões virtuais com os pais e familiares. “Vamos reforçar os recados que já demos no início do ano, principalmente com relação à importância de acompanharem a vida escolar de seus filhos e encaminharem para o reforço, caso necessário. Se os pais não assumirem esse compromisso, os prejuízos educacionais poderão ser ainda maiores”, observa Maurício.