Vacinação contra a gripe (H1N1) está disponível para trabalhadores da saúde
Os trabalhadores da área da saúde agora podem se vacinar contra a Influenza (H1N1), a exemplo do que já acontece com as crianças com seis anos de idade incompletos, ou seja, até 5 anos, 11 meses e 29 dias, as gestantes e as puérperas na Campanha Nacional Contra a Influenza.
Até este momento, devido à baixa quantidade de doses que o Município recebeu, os profissionais foram imunizados de forma reduzida, in loco, de início nos hospitais. A partir de agora, como novas doses, a vacinação para este grupo está aberta nas salas da rede municipal de Saúde.
Em Tubarão, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de vacina disponibilizam o imunizante, nos respectivos horários de funcionamento, além do Centro de Referência em Saúde da Margem Direita, cuja sala de vacinação atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, com a distribuição de senhas até as 21 horas.
Para receber a dose é necessário comparecer com a carteira de trabalho e holerite atualizados, que são documentos comprobatórios de vínculo profissional com estabelecimentos da saúde de Tubarão. Já para profissionais autônomos, é necessário levar a declaração do imposto de renda. Doulas e cuidadores de idosos formais devem apresentar a carteira de trabalho ou uma declaração da instituição contendo o CNPJ da mesma. Comprovante de residência e cartão nacional do SUS também são necessários. O informe técnico da secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina com a relação de trabalhadores aptos a tomar a vacina, encontra-se anexo.
A campanha contra a gripe coincide com a imunização contra a Covid-19. O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente, devido à falta de estudos sobre a coadministração dos imunizantes, e a orientação é priorizar a vacinação contra o novo coronavírus. “É recomendado que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas. A vacina protege contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2), mas não contra o novo coronavírus”, destaca o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol.
Por isso, as pessoas com idades a partir de 60 anos só devem ser imunizadas contra a gripe a partir da segunda etapa da campanha.