Projeto verão com saúde

Faltam menos de quatro meses para o verão, e muitas pessoas já estão se preparando para a estação mais quente do ano. Quem quer entrar em forma deve se preparar com antecedência, pois os resultados podem não vir tão rápido como o esperado.

A nutricionista do Nasf Sul Paula Bressan Garcia indica a reeducação alimentar para quem quer manter o corpo e a saúde para esse verão, e explica o mito de algumas dietas.

As dietas radicais na maioria das vezes são restritas a um tipo de alimento e podem provocar diversas consequências para o organismo. “Aparentemente essas dietas surtem efeitos, a pessoa perde peso e acredita que está fazendo o correto. Mas a pessoa não aprende a fazer escolhas saudáveis, e assim que termina a dieta o resultado é um reganho de peso, pois ninguém passa a vida toda se alimentando apenas de sopa ou apenas de proteína”, disse a nutricionista.

O segredo é tomar cuidado com dietas que prometem milagres, na verdade elas podem causar cansaço, tontura e até desmaio. “O nosso organismo necessita de todos os nutrientes para funcionar bem. Na dieta da proteína, por exemplo, a ingestão de carboidrato é limitada, mas este nutriente é essencial para dar energia e auxilia na queima de gordura, e quando retirado da dieta, a tendência é sentir mais cansaço, além disso, o excesso de proteína sobrecarrega os rins”, explicou.

A nutricionista do Nasf Sul dá algumas dicas que podem ajudar a alcançar um bom resultado de forma saudável, mas antes de fazer uma mudança nos hábitos é importante procurar um profissional. “O correto é fazer uma reeducação alimentar: comer a cada três horas, mastigar bem os alimentos, colocar na rotina as frutas e verduras e dar preferência aos alimentos integrais e desnatados, além de beber dois litros de água por dia. É importante também evitar o consumo de frituras, sal, refrigerante e guloseimas”, destacou.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT