Programa Saúde na Escola atende mais de 2 mil crianças e adolescentes
A saúde está presente nas escolas do município pactuadas no Programa Saúde na Escola. Entre julho de 2013 e julho de 2014 mais de 2 mil crianças e adolescentes tiveram o acompanhamento de profissionais da saúde.
Na equipe atuam três enfermeiras do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab – PSE), além das coordenações: na Fundação de Saúde, Maryucha Miranda de Oliveira e na Fundação de Educação, Ednilce Pedroso Rodrigues.
Entre as ações desenvolvidas está a antopometria (peso e altura), acompanhamento do calendário vacinal, saúde bucal, saúde ocular, promoções e prevenções de educação em saúde e capacitações profissionais. “No ambiente escolar a receptividade foi muito boa, dentro das exigências do programa”, conta a enfermeira do Provab/PSE, Greyce Oenning Baggio.
De acordo com as profissionais, se em algum estudante for encontrada alguma alteração relacionada às atividades avaliativas, o educando é encaminhado à unidade de saúde de referência com o encaminhamento para atendimento com especialista da Atenção Básica. “O Programa teve um impacto positivo para os participantes e também para os profissionais que nos acompanharam”, afirma a enfermeira do Provab/PSE, Priscila Berkenbrock Círico.
O ciclo de 2014/2015 inicia neste mês e segue até agosto do próximo ano, com 48 unidades escolares cadastradas. “O PSE integra a escola e a saúde no mesmo objetivo, que é a promoção à saúde e prevenção de doenças”, explica a enfermeira do Provab/PSE, Rosiane Alves Firmino.
Nesta semana Tubarão será sede para o Seminário Macrorregional Sul do Programa Saúde na Escola. O evento será na Unisul, das 8h às 17h. O município foi o escolhido para apresentar os resultados obtidos com as atividades relacionadas à saúde ocular.
Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT