Dia Mundial sem Tabaco pode ser comemorado por muitos tubaronenses
Neste sábado, 31, é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. O tabagismo é reconhecido como uma doença epidêmica resultante da dependência de nicotina. O Programa Municipal de Controle ao Tabagismo executa ações para controlar o tabagismo. Como todo programa, este exige ações de responsabilidade: circular em ambientes livres do tabaco, atividades educativas de sensibilização e conscientização, e abordagem mínima e abordagem intensiva ao fumante.
A abordagem mínima consiste em uma breve orientação, já a intensiva corresponde ao tratamento do tabagista em grupo, como: avaliação, acompanhamento e apoio medicamentoso através de sessões estruturadas. O acompanhamento, no Grupo Terapêutico, ocorre sob a supervisão de profissionais capacitados, com duração de até seis meses.
O tratamento em grupo funciona através de encontros semanais, com temas e roteiros específicos. Para o participante que frequenta todas as reuniões é disponibilizado a medicação após o segundo mês. “Para isso, é necessário que o participante passe por uma avaliação clínica individual (Teste de Fagerstron), onde é constatada a necessidade do uso de medicamentos. A utilização dos medicamentos são critérios do INCA/Ministério da Saúde”, afirma a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo, Solange Castelini.
As unidades de saúde que estão trabalhando com grupos terapêuticos neste semestre são: ESF Santo Antônio de Pádua, ESF Recife e ESF Campestre. É importante destacar que as unidades de saúde oferecem os grupos de acordo com a procura da comunidade.