Centros de Beleza devem seguir procedimentos de segurança
Quem atua na área da beleza e estética deve ficar atento: através da Instrução Normativa 004/2013, da Diretoria de Vigilância Sanitária, procedimentos de segurança devem ser seguidos. Para conhecer essas solicitações, a Vigilância Sanitária do município está organizando uma capacitação destinada aos estabelecimentos envolvidos.
A instrução estabelece critérios para o desenvolvimento das atividades profissionais de cabeleireiro, barbeiro, manicure, pedicure, depilador, maquiador e massagista. Os procedimentos estão baseados em limpeza, higienização, desinfecção, esterilização, entre outros.
A Vigilância Sanitária atua também na Educação em Saúde, que é responsável pela promoção de capacitações e outras atividades. De acordo com a organizadora da ação Edna Soares, esses profissionais precisam trabalhar com a esterilização para que não sirvam de veículo de contaminação. “Os trabalhadores desta área devem conhecer os riscos. Existem vírus que podem ficar até 14 dias em instrumentais”, destacou Edna.
Mais de 60 pessoas já se inscreveram para a capacitação, que será realizada na próxima segunda-feira (12), no auditório da Amurel, das 14h às 16h. Quem não se inscreveu, ainda está em tempo e o curso é gratuito. As vagas para o encontro do dia 12 já estão esgotadas, mas será oferecido o curso novamente no dia 19 de maio. Para participar, basta preencher o cadastro na Vigilância Sanitária. O órgão está localizado na rua Pedro Gomes de Carvalho, 531, Oficinas e o atendimento é realizado das 8h às 11h30 e das 13h às 18h30.
Obs: Aos participantes, quem quiser levar pen drive para pegar os materiais de apoio da capacitação será autorizado.
Daniela Goulart/PMT