Associação auxilia deficientes visuais em Tubarão
A Associação Tubaronense para Integração do Deficiente Visual (Atidev), já existe a cerca de 10 anos e é a única associação existente que auxilia os deficientes visuais e de baixa visão em toda a Amurel. São quatro professores que ministram cerca de 22 alunos cadastrados. Aulas de apoio pedagógico, escrita e leitura em braille, orientação e mobilidade, informática básica e atividades diárias de vida são oferecidas pela associação que conta com apoio da prefeitura de Tubarão, por meio de convênio assinado com a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social.
A presidente da Atidev e professora voluntária de braille, Maria de Lourdes Borba Izidoro, também é deficiente visual e a afirma que os alunos encontram um recomeço ao frequentarem a associação. “Muitos dos nossos alunos chegam deprimidos e a partir do momento em que eles conhecem pessoas que enfrentam os mesmos problemas a vida deles se transforma. Eles se sentem mais seguros a partir dos encontros realizados semanalmente”, explica Maria de Lourdes.
O aluno Thiago Zapeline da Silva frequenta a entidade desde o início da associação. Hoje, com 27 anos, Thiago passou no vestibular para Engenharia Civil. “Sofri muito com o preconceito no decorrer da minha vida. Pessoas me diziam que eu não era capaz de fazer nada, nem mesmo estudar. Persisti com ajuda de amigos a conquistar todos os meus objetivos. A faculdade é a prova de que não só sou capaz, mas de que também conquistei um sonho”, afirma Thiago.
A Associação Tubaronense para Integração do Deficiente Visual tem como objetivo promover ações nas áreas de habilitação e reabilitação, além de promover o exercício da cidadania e a plena participação na sociedade de pessoas cegas e com baixa visão. As aulas são realizadas de segunda a sexta, das 13h30 às 17h. A associação fica localizada na rua Esteves Júnior nº 22, bairro Centro.
Tayná Rosick/PMT