Escavação do túnel do Morro do Formigão é concluída

A escavação dos últimos 50 metros da do túnel do Morro do Formigão foi concluída nesta quinta-feira (3). O dispositivo que aciona as explosões foi comandado pelo prefeito Olavio Falchetti, com a supervisão dos técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e do consórcio JDantas/Novatecna, responsável pela obra.

Com a detonação ocorrida nesta quinta-feira, foi concluída a primeira etapa de construção do túnel, unindo as galerias e frentes de trabalho.

“Este é um momento histórico para Tubarão, pois a construção do túnel era uma obra muito aguardada. A duplicação da BR-101 é uma das obras fundamentais para o desenvolvimento da região. Temos que agradecer o empenho do consórcio e dos trabalhadores pela agilidade com que obra tem sido executada”, afirma o prefeito Olavio.

Após a detonação, iniciaram os trabalhos de remoção das rochas. Além do prefeito Olavio, o superintendente geral do Dnit no estado, João José dos Santos, o superintendente para a região Sul, Avani Aguiar de Sá e os representantes do consórcio visitaram o túnel e acompanharam o trabalho de retirada das rochas. A obra no túnel iniciou há quase um ano, no dia 27 de abril, sendo que a perfuração da galeria começou em setembro pelo emboque Norte.

Além da perfuração, o consórcio realiza o rebaixamento das pistas internas, sendo que 25 metros do emboque Sul já foram executados. Outra frente de trabalho é a construção do Centro de Comando e Operações (CCO). É neste espaço onde serão instalados os serviços de vigilância e monitoramento do túnel. O projeto inclui ainda os 370 metros de pistas que dão acesso ao túnel.


Projeto – Após a conclusão dos trabalhos, o túnel terá 10 metros de altura, comportando duas faixas de rolamento, com 3,6 metros de largura, acostamento com três metros de largura, passagem para pedestres, com 1,6 metros de largura e mais um metro de espaço entre a mureta de proteção e o início da faixa de rolagem da esquerda.