Mais de 200 pacotes de absorvente são repassados à rede municipal de Ensino
Dados do relatório Livre para Menstruar, elaborado pelo Girl Up, um movimento global para promoção de lideranças femininas, indicam que no Brasil, uma em cada quatro adolescentes não possui um absorvente durante seu período menstrual.
A falta de acesso à higiene menstrual, um direito que deve ser tratado como uma questão de saúde pública, ficou conhecida como pobreza menstrual. Não contar com recursos básicos (absorventes ou coletores menstruais, sabonetes, água, papel higiênico), infraestrutura adequada (banheiros seguros e bem conservados, saneamento básico e coleta de lixo) e conhecimento (quebra de tabus e preconceitos sobre o tema) é o maior entrave para que pessoas que menstruam tenham plena capacidade de cuidar de sua menstruação.
Para levar um pouco mais de conforto e bem-estar às jovens tubaronenses, a sexóloga Gabriela Dias promoveu em suas redes sociais uma campanha de coleta de absorventes. Os 213 pacotes arrecadados foram repassados na tarde desta quarta-feira (1º), à rede municipal de Ensino de Tubarão.
A entrega simbólica ocorreu na escola municipal São Martinho e, durante a fala que fez, Gabriela relembrou o quanto a educação sexual é importante para todos. “Família, lazer, trabalho e educação sexual são os pilares de uma vida saudável, por isso, é necessário quebrar os tabus e discutir o tema principalmente com os pais, que são os mais resistentes quando o assunto é sexo.”
A diretora da escola São Martinho,Eliane de Oliveira Rosa Corrêa, agradeceu a iniciativa e ressaltou que os absorventes são itens de higiene pessoal que não podem faltar também na escola. “Além dos imprevistos, há casos de meninas que não têm como comprar o absorvente e, muitas vezes, fornecemos o produto, pois sabemos da dificuldade da família que tem que dar prioridade a outras necessidades básicas dos seus familiares.”
O volume doado será distribuído entre as unidades escolares da rede municipal, com Ensino Fundamental II, turmas a partir do 6º Ano. E as pessoas ou empresas interessadas em apoiar a campanha, podem entregar as doações na sede da Fundação Municipal de Educação, à rua Isaac Newton, 194, Centro.