Procon realiza pesquisa de preços para o Dia das Mães e traz orientações
O Procon de Tubarão realizou, uma pesquisa de preços em cinco estabelecimentos com algumas dicas de presentes para o dia das mães.
Os produtos observados foram flores, perfumes, secador de cabelo, prancha para cabelo e roupão. A pesquisa realizada está em anexo.
Com a proximidade da data, o Procon também traz algumas orientações que devem ser observadas antes da aquisição de presentes. Torna-se importante que o consumidor venha a pesquisar os preços em diferentes lojas, a fim de realizar uma escolha consciente. É recomendado negociar valores, formas de pagamento e pedir descontos para pagamento à vista.
Para as compras em lojas físicas, o consumidor deve observar, além dos valores e descontos praticados, condições de pagamento, prazos de entrega e a política de troca ou devolução de produtos da empresa. Produtos expostos em vitrines, além do preço, devem conter as formas de pagamento e as taxas de juros para parcelamentos.
Vale lembrar que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a troca de produtos para compras em lojas físicas se dá somente por defeito de fabricação ou vício, sendo que o prazo é de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para bens duráveis.
Em datas comemorativas, como o Dia das Mães, de forma a fidelizar clientes, algumas lojas praticam a política de trocas por cor e tamanho em um prazo de até 30 dias, por isso é importante que essa informação esteja descrita na nota fiscal dos produtos, ou até mesmo na etiqueta.
Para as compras via internet, o Procon orienta que o consumidor escolha sites confiáveis, verifique se o site é seguro (tendo um cadeado no canto superior esquerdo da tela), se consta endereço físico, telefone para canal de atendimento, e consulte o CNPJ na página da Receita Federal. Também é importante fazer uma pesquisa rápida sobre a reputação da empresa, junto às páginas de reclamações na internet.
Após checar as informações sobre a empresa, descontos e ofertas muito tentadoras podem ser motivos de desconfiança, pois muitas vezes o valor do frete e os prazos de entregas podem não atender às expectativas.
Destaca-se ainda, que em compras efetuadas fora de lojas físicas, (internet, telefone e catálogos), o consumidor tem o direito ao arrependimento e o prazo é de sete dias para devolução do produto após o recebimento.
Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor deve entrar em contato com o Procon através do telefone (48) 3621-9818 ou no e-mail: procon.fiscalizacao@tubarao.sc.gov.br.