Memórias de Tubarão: Dia dos Povos Indígenas relembra participação dos índios na colonização do município
No dia 19 de abril, é comemorado o Dia dos Povos Indígenas. A data, antes designada como Dia do Índio, foi mudada pela Lei nº 14.402, de 8 de julho de 2022, como forma de reconhecer o direito desses povos, mantendo e fortalecendo suas identidades, línguas e religiões;
O município de Tubarão tem forte ligação com os povos indígenas, a começar pelo nome, uma vez que Tubarão é uma derivação de Tubá-Nharô (pai feroz ou semblante bravio), nome do cacique da tribo Tupi-Guarani que ocupava a região no início da povoação. Para o povo Tupi-Guarani, a pronúncia do nome do cacique estava em seu linguajar diário, contudo para os europeus era uma palavra difícil de pronunciar, sendo adaptada para Tubarão.
Essas e outras informações estão descritas no livro “Tubarão das Origens ao Século XX”, do historiador Amadio Vettoretti.
Um exemplar da obra encontra-se no Arquivo Público e Histórico que leva o nome do historiador. Lá, estão também documentos que registram a presença dos primeiros habitantes naturais da região, como por exemplo, uma carta datada de 28 de março de 1803, na qual cinco vereadores relatam a presença dos índios na região, que naquele momento era uma vila de Laguna.
Monumentos com a carranca do cacique, idealizada pelo artista tubaronense Willy Zumblick, também relembram a participação dos índios Tupi-Guarani no processo de colonização do município.
O dia dos povos indígenas é momento para refletir sobre a luta contra o preconceito contra os indígenas e pela manutenção de seus direitos.
________________________________________________________________________________________________________
Com apoio do Arquivo Público e Histórico de Tubarão Amadio Vittoretti – Departamento da Fundação Municipal de Cultura
Pesquisa histórica e entrevista: Jucinéia Torres Corrêa (Diretora) e Márcia Benedetti Ingracio (Monitora de Pesquisa)